23/05/2023 às 15h18min - Atualizada em 24/05/2023 às 00h01min

Aprenda como harmonizar Gin com diferentes pratos

Mixologista da Água Doce ensina como combinar a bebida queridinha dos brasileiros com uma variedade de ingredientes, deixando a refeição mais saborosa

SALA DA NOTÍCIA DFreire
DFreire
Freepik
O Gin é uma bebida que vem ganhando cada vez mais espaço no setor gastronômico. Versátil, o produto permite várias combinações de drinques que prometem agradar a diferentes tipos de paladares, ou seja, há opções para todos os gostos. Na Água Doce Sabores do Brasil, rede de franquias de comida tipicamente brasileira e que conta com um serviço vasto de coquetelaria, o destilado é bem aceito pelos consumidores e tem boa saída, representando cerca de 75% da venda total de bebidas, tornando-se a opção mais vendida nos 80 restaurantes da marca. Mas, o que muitos desconhecem é que por ser feito com vários tipos de botânicos, entre eles temperos e frutas, o Gin é perfeito para harmonizar com pratos e petiscos.

De acordo com Wesley Gazzoni, mixologista corporativo da Água Doce, grande parte dos alimentos podem combinar com a bebida. Neste caso, o que precisa ser levado em consideração é o tipo do Gin e os botânicos presentes em sua composição. Por se tratar de uma bebida muito versátil, há uma ampla possibilidade de harmonizações. “O segredo para que o sabor da bebida e do alimento se complementem e um não sobressaia o outro é entender e respeitar cada ingrediente. Basicamente, tudo combina, porém precisa ser na medida certa. As especiarias mais utilizadas na produção do Gin são zimbro, canela, anis estrelado, louro, alecrim e pimenta rosa. Isso influencia diretamente na harmonização dos pratos”, revela o especialista.

Para acertar na escolha, o mixologista da Água Doce separou algumas dicas, de acordo com cada tipo do destilado. Quem prefere harmonizar os pratos com Gin clássico deve optar por refeições de sabor médio, como isca de frango empanada ou até mesmo um bolinho de carne de sol. Já o Gin herbal vai muito bem com pratos leves, como os peixes. Para isso, tilápia com alcaparras ou tilápia Du Chef são ótimas alternativas. O Gin cítrico é a opção mais versátil para a harmonização. Sendo assim, combina com um prato leve como frango a moda Sertanezina ou até mesmo com um mais encorpado, como um Escondidinho de carne de sol, filé-mignon ao molho de chimichurri, entre outros em que a proteína vermelha seja utilizada como base. No caso do Gin floral, esta variedade pede pratos mais suaves, para conseguir sentir a delicadeza da bebida. Um peixe ou frango são uma ótima sugestão. Todas as receitas citadas podem ser encontradas nos restaurantes da Água Doce.

“Hoje o Brasil está se tornando um grande produtor de Gin. Com isso, várias marcas vêm aparecendo no mercado, mas é preciso prestar atenção na qualidade da bebida. Aqui na Água Doce, por exemplo, tivemos esse cuidado na elaboração de uma receita de Gin autoral, trazendo toques cítricos e um leve herbal, que hoje são sabores preferidos dos bartenders e clientes. Ele é preparado com uma receita exclusiva e artesanal, que é ideal para compor a cartela de drinques e fazer parte das combinações autorais da casa, como o Açacoco, Sol do Caribe e Blue Gin, como também em combinações que já são clássicas dos bares, como o Gin & Tônica e Negroni”, finaliza. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp