A prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Iluminação Pública, com o objetivo de gerar economia e prestar atendimento de qualidade à população, segue com a eficiência energética nos bairros, mantendo as vias mais iluminadas e gerando maior sensação de segurança. De acordo com relatório da pasta, no início da gestão, o Governo não obteve relatórios atualizados e, a partir daí, foi buscando informações, sendo alimentado pelas reclamações legítimas da população.
O subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias, explicou como o trabalho vem sendo realizado: “Sendo diligente e fazendo o dever de casa, colocamos para tramitar o processo de licitação para contratação de empresa, visando a devida prestação dos serviços de manutenção do parque de iluminação pública. Devido às questões burocráticas e a necessária passagem pelos órgãos de controle, o processo só pode ter sua continuidade nos últimos meses do ano de 2021”, declarou.
Segundo o subsecretário, nos últimos meses do ano de 2021 a licitação foi finalizada e o contrato de manutenção assinado. "Desde então, até a primeira quinzena de março de 2022, mais de 10 mil lâmpadas foram instaladas em diversos bairros e localidades do município. Ao assumir a Prefeitura, o prefeito Wladimir Garotinho se deparou com um deficit de aproximadamente 30 mil pontos apagados, de um total de 55 mil pontos do Parque de Iluminação", informou.
Para superar o deficit e garantir que o serviço chegue a todos os bairros da cidade, seis equipes da Subsecretaria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos, operam dia e noite. No momento, está sendo realizado levantamento para identificar todos os pontos que ainda apresentam problema, dando continuidade ao que está sendo feito: Levantando, planejando e execução, ao mesmo tempo.
Já foram feitas diversas manutenções e instalações de led em vários bairros e localidades. "A título de exemplo de led, os conjuntos habitacionais, bem como manutenção cotidiana na Penha, Baixa Grande, Ponta da Lama, Parques Prazeres, Aurora, entre outros bairros e localidades", declarou.
Ainda de acordo com o subsecretário, diversos bairros já foram beneficiados. "Reacendemos diversos pontos e já acabamos com o transtorno causado a milhares de campistas. Ainda temos muito a fazer e, sob as bênçãos de Deus, iremos atender toda população. Queremos promover, cada vez mais, bem-estar, acessibilidade às pessoas e maior sensação de segurança. Hoje a realidade é outra, pois estamos superando o deficit e continuamos a atender os bairros e localidades, diariamente. A demanda é grande e fica impossível atender a todos ao mesmo tempo. Nosso trabalho está sendo diário e incansável, temos um planejamento para que possamos atender toda a população e vamos conseguir. Pedimos a população ajuda no sentido de denunciar furtos de cabos e de demais atos de vandalismo", expõe o subsecretário.
- Durante todo tempo de abandono pelo governo passado, constatamos, por exemplo, mais de 1.500 pontos apagados em Farol de São Tomé, quase 1000 em Goitacazes, 400 em Ponta da Lama, mais de 1000 na área central, além de Três Vendas com mais de 200 pontos -, afirmou.
CONJUNTOS HABITACIONAIS AINDA MAIS ILUMINADOS
Está sendo realizada troca de lâmpadas nos Conjuntos Habitacionais do Morar Feliz. Bairros como Aldeia I e II, Eldorado, Santa Clara, Tapera, Ururaí, Novo Jockey, Penha, Saturnino Braga, Ponta Grossa, Boa Vista, Travessão e Esplanada já receberam o novo sistema de iluminação. Diversas lâmpadas de sódio de 400W foram substituídas por luminárias de led.
FURTO DE CABOS DE ENERGIA
Segundo o subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias, uma das maiores reclamações são furtos de cabos de energias em alguns pontos. “Estamos sempre pedindo à população para nos ajudar. Trabalhamos incansavelmente, mas, infelizmente, quando estamos realizando a manutenção, instalação de led, recebemos denúncias de lugares na escuridão e ao chegar ao local observamos os furtos. Como se não bastassem os furtos, têm acontecido atos de vandalismo, de sabotagem da iluminação pública, postos em que estão sendo cortados cabos de energia, tão somente para deixar a população às escuras, gerando prejuízo não só para a Prefeitura, mas também para a população”, explicou Diego Dias.
PROJETO RELUZ
Uma parceria via Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) entre os municípios de Campos e Cardoso Moreira junto à Eletrobrás, proporcionou aquisição de 696 luminárias para Campos e 103 para Cardoso Moreira. As luminárias já estão devidamente instaladas.
CONTATOS
A Subsecretaria de Iluminação Pública disponibilizou um número de celular (22) 98175-0931 para a população tirar dúvidas, fazer reclamações e realizar pedidos de troca de lâmpadas, entre outros. Além disso, também um número de contato através do WhatsApp - (22) 9-81260880.