04/02/2020 às 11h43min - Atualizada em 04/02/2020 às 11h43min

Bacia do Rio Paraíba é tema no quadro “Conversando com o povo” no programa “A Voz de Campos” desta terça (4)

Rio Paraíba é o maior e mais importante rio do Estado, e principal responsável pelo abastecimento de água no Norte Fluminense, onde se localiza parte da delimitação da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul

Redação
Rádio Aurora
O programa "A Voz de Campos" desta terça-feira (4), com a apresentação de Germando Santos, recebeu nos estúdios da Rede Aurora no quadro “Conversando Com o Povo” o diretor presidente do Comitê Da Bacia Do Baixo Paraíba Do Sul, João Gomes Siqueira, para abordar o tema “A Degradação dos Corpos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul”, com os comentários de Luiz Henrique.

O Rio Paraíba do Sul, maior e mais importante rio do Estado do Rio de Janeiro, das suas subdivisões tem a Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul como área delimitada para estudos, pesquisas e controle em parte da Região Noroeste do Estado e todo o trecho do Paraíba pela Região Norte do Estado. Sua importância aos demais órgãos de regulamentação e fiscalização faz com que projetos sejam desenvolvidos em prol da fauna e flora da abundante vida no leito do rio, logo, extremamente vital para o desenvolvimento humano nos municípios de abrangência.

Por isso, a degradação dos corpos hídricos de sua bacia foi tema no programa desta terça.

Ao longo do programa, assuntos referentes à “saúde” do rio Paraíba e de seus afluentes foram discutidos, tal como o abastecimento de água à suas comunidades e cidades ribeirinhas.

Dispondo sobre a cidade de Campos dos Goytacazes, penúltimo município antes de sua foz no delta do Paraíba em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, o fornecimento de água pela concessionária que administra o serviço na cidade, a Águas do Paraíba, foi citada quando discutidas as questões que atualmente envolvem o abastecimento de água na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o Sistema Guandu, que recebe uma transposição de águas do rio Paraíba em Barra do Piraí, e nas últimas semanas tem sido debatido devido a concentração da bactéria geosmina, dentre os outros agentes poluentes que prejudicam a população da Grande Rio.

Assuntos referentes à preservação do rio também foram comentados, principalmente o velho problema de saneamento básico que na Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba ainda é quase totalmente lançado in natura em suas águas.

“A gente tem buscado identificar estas fontes de contaminação, as indústrias hoje são muito monitoradas, sendo exigida a elas a filtragem”, disse o diretor do comitê dispondo sobre o lançamento de poluentes nos rios na bacia, completando ainda dizendo que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é atualmente um exemplo dos males causados pelo despejo de esgoto in natura em águas.

Para assistir o programa completo, basta acessar o link: Clique aqui!
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp