11/04/2022 às 15h24min - Atualizada em 11/04/2022 às 15h24min

Guarda Ambiental controla queimada próxima a residências na Praia dos Sonhos, em São Francisco de Itabapoana

Jornal Aurora - Redação
PMSFI
Foto: Divulgação
Mais uma queimada controlada pela Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI). Os agentes atuaram em um incêndio em vegetação na Praia dos Sonhos. A ocorrência aconteceu na tarde da última sexta-feira (8).

“Chamou a nossa atenção a proximidade das chamas com residências e fios da concessionária de energia elétrica, o que evidencia o perigo de práticas como essa”, alertou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

De acordo com o artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), provocar incêndio em mata ou floresta é crime, sendo prevista reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Soffiati destaca que as queimadas são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. Elas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde da população. 

A GAM foi acionada através do telefone (22) 9.8161-6713, que funciona 24h, todos os dias.

No sábado (9), outra queimada foi registrada. Desta vez, foi em uma área de restinga em Barra do Itabapoana. O subsecretário de Meio Ambiente, Manoel Mendes, foi acionado e esteve no local, constatando que as chamas estavam na fase final. Não foi necessário acionar a GAM, mas os danos à vegetação foram significativos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp