27/06/2022 às 11h28min - Atualizada em 27/06/2022 às 11h28min

Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Campos divulga balanço de resgate de animais

Com 108 resgates, os gambás foram os animais com maior número de resgate pelos agentes e devolução a natureza

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal divulgou na última semana um balanço preliminar da quantidade de resgate de animais silvestres em áreas urbanas do município de Campos. Ao todo foram registrados 184 resgates de várias espécies, sendo 108 somente de gambás.

O responsável pelo grupamento ambiental da GCM, Ralph Matos Xavier, afirma que a grande quantidade de capturas de gambás se dá pelo descarte irregular de lixo em locais inapropriados. “O gambá, além de se reproduzir muitas vezes ao longo do ano e de se alimentar de frutas, também procura se alimentar de restos de comida. Então, a população descartando os lixos em terrenos baldios, por exemplo, acaba atraindo não só gambás, como ratos e outras espécies”, explica.

Além do gambá, outra espécie que foi bastante encontrada em área urbana nos seis primeiros meses de 2022 foi jibóia. A cobra, conhecida principalmente pelo tamanho, não é venenosa e costuma se alimentar de ratos e outros pequenos animais.

Ainda segundo Ralph, caso a população encontre algum animal silvestre, a primeira medida a ser tomada é não entrar em pânico: “Se a pessoa encontrar uma cobra, por exemplo, no quintal de casa, o primeiro passo é não se assustar e deixar ela quieta. Depois, acionar o nosso grupamento para que os agentes possam ir até o local e fazer a captura. A cobra, a onça-parda, ou qualquer outro animal, somente ataca caso se sinta ameaçado”, afirma Ralph.

Em caso de encontrar algum animal silvestre em área urbana, a população deve entrar em contato com o GAM pelo telefone (22) 98175-0758, informar a localização e se possível, a espécie de animal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp