14/01/2020 às 11h07min - Atualizada em 14/01/2020 às 11h07min

Energia eólica e Parque de Gargaú é tema no quadro “Conversando com o povo” no programa “A Voz de Campos”

Parque Eólico de Gargaú é o maior do Sudeste, e região tem o segundo maior potencial eólico do país, só perdendo para o Rio Grande do Norte

Redação
Rádio Aurora
O programa "A Voz de Campos" desta terça-feira (14), com a apresentação de Germando Santos, recebeu nos estúdios da Rede Aurora, Hellder Benjamin, no quadro “Conversando Com o Povo”, para abordar o tema “O Panorama Da Energia Eólica No Norte Fluminense”, com os comentários de Luiz Henrique.

O Parque Eólico de Gargaú é localizado no município de São Francisco do Itabapoana, no Norte do Estado, a cerca de 350 quilômetros da Capital. O segundo maior município em extensão territorial do Estado tem o segundo maior potencial eólico do país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte.

O que é produzido lá segue para uma central, para ser redistribuído nacionalmente.
 
O parque impressiona pelo tamanho. Cada uma das torres tem 80 metros de comprimento, pesando mais de 70 toneladas, podendo alcançar 110 metros totais com uma das pás (ou hélices ou “blades”) na vertical. Cada pá tem 30 metros de extensão, e são três pás para cada torre.
 
A rotação das abas é de 14 RPM, o que equivale a uma velocidade máxima de 160 km/h. Elas são construídas com fibras de vidro e carbono e chegaram à cidade em caminhões a partir do porto do Rio, vindas da Dinamarca em navios.

“Eu quando vi 15 mil desempregados na área offshore, 500 mil habitantes, o Porto do Açu que poderá receber esses equipamentos não havendo necessidade de um transporte caro pelas rodovias, e não tendo grandes dificuldades pra gente desenvolver um projeto desses”, completou Hellder Benjamin enfatizando a importância de desenvolvimentos de novos projetos com energia eólica na Região Norte Fluminense, que ainda é fortemente dependente da indústria do petróleo, podendo se tornar mais independente com outros rumos econômicos.

Para assistir o programa completo, basta acessar o link: Clique aqui!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp