17/09/2019 às 15h48min - Atualizada em 17/09/2019 às 15h48min

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é tema do programa A Voz de Campos

Em Campos, os atos ocorrerão neste sábado (21) na Praia do Farol de São Thomé, ás 9h. Em Lagoa de Cima, nas praças da área urbana de Campos e no Cais da Coroa

Redação
Reprodução
Com o propósito de conscientizar a população em relação ao descarte inadequado do lixo no meio ambiente, a Organização não Governamental (ONG), The Ocean Conservancy, criou em 1986 o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.  A instituição teve a ideia de estabelecer uma data que fizesse parte do calendário para que as pessoas pudessem fazer algo com resultados positivos pelo ecossistema.

Para abordar esse assunto que nesta terça-feira (17), estiveram presentes no programa ‘A Voz de Campos’, o pesquisador do Projeto Capivara, Cléber Fiúza, o comandante da Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, Francisco do Nascimento, o subsecretário de Desenvolvimento, Carlos Ronald e a diretora do Instituto ‘Vem ser mais’, Rafaela Fernandes.

Sob comando de Germando Santos e com participação do comentarista Luiz Henrique, durante a programação foi falado sobre a importância dessa data para a conscientização mundial e instituições que apóiam o evento.

“A Marinha do Brasil, grande protetora da Amazônia azul, também participará do dia Mundial de Limpeza, que acontecerá em mais de 100 países, com objetivo de contribuir para a preservação dos mares, rios e lagos, bem como para a conscientização da sociedade quanto aos impactos do lixo marinho no meio ambiente. É importante ressaltar que a Marinha do Brasil, nesse importante evento reforça a preocupação da instituição com a proteção das nossas limpezas e desenvolvimento sustentável do Brasil.”, iniciou o Capitão-Tenente Francisco do Nascimento.

Na ocasião, foi abordada uma questão importante: a educação ambiental; a forma como as pessoas descartam seu lixo, seu impacto, para onde os destinam, a distribuição de sacolas plásticas, e etc.

“A educação ambiental a meu ver, e acredito que para quem trabalha com gestão ambiental de modo mais amplo pensa, é talvez o foco mais importante para lidar com todas essas questões que tanto nos afligem que é o meio ambiente. A educação ambiental tem objetivo de atingir todos os seguimentos da sociedade. Quando se fala da escola, se fala na formação do conhecimento dos jovens, para que sejam adultos conscientes e responsáveis.”, afirmou Carlos Ronald, subsecretário de Desenvolvimento.

“Seria muito interessante se a gente se surpreendesse, vendo em cada cantinho onde tem uma nascente, e não só os rios, mares, as pessoas se despertando para aderir. O lixo tem que ter a sua destinação correta. Quanto mais pessoas pudessem aderir, melhor seria o resultado”, concluiu Carlos.

Em Campos, os atos ocorrerão neste sábado (21), na Praia do Farol de São Thomé, ás 9h. Em Lagoa de Cima, nas praças da área urbana de Campos e no Cais da Coroa. No distrito de Atafona, em São João da Barra, também estará acontecendo o ato de conscientização.

Através da LIVE oficial no facebook da Rádio Aurora e pelo número 3704-1313, ouvintes puderam participar da programação com críticas e opiniões.

O programa completo e a participação dos outros convidados podem ser conferidos na íntegra: Clique Aqui.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp