23/06/2023 às 17h00min - Atualizada em 24/06/2023 às 00h02min

CRM marketing: como conhecer sua base de clientes para otimizar a segmentação?

*Por Felipe Macedo

SALA DA NOTÍCIA NB Press

Posso afirmar que o CRM é uma ferramenta imprescindível para o e-commerce. Essa pequena sigla, que evoca um tremendo potencial no universo on-line, aprimorando sobretudo processos e vendas, significa Customer Relationship Management, em português, a tão famigerada gestão de relacionamento com o cliente. O conceito aplicado ao marketing se integra à automação da área. Assim, tem ainda o propósito de intensificar o planejamento no momento de realizar as estratégias de marketing digital para torná-las mais eficazes.  

 

As técnicas e ferramentas devem ser usadas para impactar adequadamente os consumidores. Portanto, vão muito além de uma plataforma ou um software: elas integram todo o processo utilizado por startups, pequenas, médias e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação. 

 

As informações costumam ser coletadas quase todas as vezes que um usuário entra em um site de compras. A visita acontece porque a loja integra algum produto que interessa à pessoa. Porém, nem sempre a intenção é comprar, de fato, naquele momento. Mas, quando os dados são armazenados, nasce um provável futuro comprador daquele item, justamente por ser essa uma das funções do CRM. A ferramenta também é capaz de fazer a segmentação e personalização dos usuários. 

 

Quando a comunicação, os produtos e o marketing são feitos a partir da segmentação de clientes, o índice de conversão de vendas cresce de forma significativa. Para aprimorar a técnica, é importante colocar algumas práticas em ação. 

 

Defina bem os objetivos 

Assim que for muito bem definido o grupo de perfis de usuário, é necessário estabelecer os propósitos esperados para cada nicho com o intuito de determinar a taxa de conversão nas compras. Uma dica é ter metas diferenciadas para cada tipo de público. Ao fazer isso, fica mais fácil manter sempre ativos os grupos que mais realizam compras em seu e-commerce. 

 

Planeje atualizações constantes 

As informações dos clientes e visitantes da loja precisam estar em constante atualização. Encontrar meios para efetuar esse método pode ajudar bastante nas soluções de segmentação. Dessa forma, é possível mudar as estratégias que já não apresentam mais bons resultados. 

 

Aposte na clusterização de dados e de clientes 

A clusterização de clientes é uma forma de segmentar os mesmos consumidores por meio do mapeamento do seu perfil. Essa ação ajuda a tomar melhores decisões para criar campanhas de marketing. Por meio de uma metodologia CRO (Conversion Rate Optimization) própria para e-commerce, por exemplo, pode-se coletar dados de comportamento do usuário e fazer a análise de informações que ficam armazenadas em ferramentas de business intelligence (BI) e analytics. Nas lojas virtuais, o processo de clusterização também pode ser feito de maneira automática por meio de janelas, pop-ups, perguntas etc., que podem levar os usuários aos produtos sinalizados para a compra. 

 

Faça análise RFV 

A ferramenta RFV é o conjunto de recursos que auxilia na gestão da carteira de clientes, buscando melhores resultados fundamentados em comportamentos atuais. A sigla RFV refere-se a três considerações que compõem a carteira ativa do negócio: R (referência), aponta a última venda feita pelo cliente; F (frequência), informa quantas compras foram realizadas em certo período; V (valor), demonstra qual é o ticket médio dos pedidos que o cliente costuma fazer. Portanto, as informações analisadas por meio do RFV são bem significativas para decidir sobre as melhores estratégias de marketing.  

 

Como é possível perceber, em meio a essas e outras iniciativas que envolvem a segmentação atrelada ao CRM marketing, o cliente é o ponto de referência para implementar qualquer estratégia de desenvolvimento nos negócios. Por essa razão, apostar em ferramentas modernas e inovadoras é o diferencial que tem o poder de agregar resultados expressivos e consistentes a qualquer e-commerce. 

 

*Felipe Macedo é CO-CEO e Founder da Corebiz. 

 

Sobre a Corebiz  

A instituição, que faz parte do WPP, é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO. Mais informações: https://www.corebiz.ag ou @corebizag. 

 

Informações à Imprensa 

NB Press Comunicação 

Tel.: 55 21 98857-5330 

E-mail: corebiz@nbpress.com.br 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp