A Yapoli, martech referência na gestão de arquivos digitais no Brasil, atingiu o faturamento de R$ 700 mil no primeiro trimestre de 2023, o que representa cerca de 58% do total faturado em 2022 (R$ 1,2 milhão). O valor alcançado no ano passado já era 84% maior do que o somado em 2021, indicativo da importância que a solução DAM (Digital Asset Management) da empresa tem ganhado na aceleração do processo de transformação digital. Diante desse cenário, a startup prevê crescer em torno de 579% neste ano, chegando a R$ 8,1 milhões.
Já em relação à quantidade de clientes que utilizam a sua tecnologia, a previsão é de um aumento de cerca de 70%, passando de 14 para 24. Dentre esses nomes, estão Hering, Salon Line, Habib's e Petrobras (por meio da Ogilvy e Propeg), que contrataram a solução da martech entre o último trimestre do ano passado e o mês de janeiro.
Com a ferramenta, as empresas têm a possibilidade de organizar a bagunça digital e criar uma maior governança de seus documentos. Dessa maneira, acelerando e escalando projetos digitais com um sistema sólido. Além disso, as equipes conseguem armazenar, acessar e distribuir os arquivos com mais facilidade, uma vez que operar 100% em nuvem não só fortalece a robustez das atividades da organização nesses ecossistemas, como proporciona as melhores práticas de segurança do mercado.
De acordo com Adalberto Generoso, CEO da Yapoli, as perspectivas para o mercado de gerenciamento de ativos digitais são ótimas. “Estamos em um setor que foi avaliado em US$ 4.2 bilhões em 2022 e deve atingir US$ 8 bilhões em 2027, crescendo a uma taxa anual composta (CAGR) de 13,6%, segundo dados da consultoria Market and Markets. Há muito espaço para crescer ainda”, afirma.
Para Adalberto, as metas superadas e as projeções robustas, estruturadas pelo efeito positivo da tecnologia em diferentes setores, comprovam a importância da preparação das grandes corporações para lidar com a transformação digital. “Estamos usando a experiência com clientes de vários segmentos para mostrar que a gestão de ativos digitais é fundamental para empresas que visam a liderança em um universo cada vez mais conectado, integrado e omnicanal”, afirma.
Dados da Yapoli mostram que o ROI (Retorno Sobre Investimento) médio dos clientes é de 5,19, valor calculado considerando somente a busca por materiais salvos e refação de documentos. "Existem outros critérios como multas por uso indevido de imagem, custo de infraestrutura (TCO), entre outros que ainda não foram aplicados onde o ROI pode aumentar substancialmente", explica.
O executivo também destaca que parte do movimento de crescimento da martech durante esse primeiro trimestre ocorreu pelo maior entendimento das grandes marcas sobre a importância da organização digital e segurança de dados. “Acredito que cada vez as marcas estão com a visão que a companhia que não investe em tecnologia não conseguirá crescer, pois hoje precisa-se de workflow eficientes, organizados e proteção de dados para o gerenciamento da marca de modo geral", afirma.
Nos últimos três anos a marca recebeu dois investimentos, um de R$ 450 mil adquiridos em uma rodada anjo, em abril de 2020 e outro aconteceu em junho de 2022, quando a companhia garantiu R$ 1,2 milhão por meio de uma rodada pré-seed, que foi conduzida pela Bossanova Investimentos e a Darwin Startups.
Os aportes e a demanda pela solução DAM, fez com que a Yapoli aumentasse o seu reconhecimento no mercado, ficando entre as 100 Startups to Watch da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e no Top 6 Martechs da 100 Open Startups em 2022. Com esse impacto, a marca também colocou o movimento de internacionalização nos seus planos. “Desde o ano passado, estamos nos apropriando de um espaço vazio sobre a autoridade em gestão de ativos digitais no Brasil. Por isso, seguiremos nesta missão em 2023 e, a partir de 2024, ampliaremos o espectro para a América Latina”, finaliza Generoso.
Sobre a Yapoli
A Yapoli é a principal referência em gestão de ativos digitais do Brasil. A solução DAM ajuda grandes corporações na gestão, distribuição e organização de seus ativos digitais, sejam fotos, vídeos, documentos, etc. Criada em 2018, a empresa tem como propósito trazer agilidade, escalabilidade, segurança e redução de custos para as organizações, além de gerar inteligência no uso de seus arquivos. A Yapoli tem como clientes algumas das maiores empresas do país, como: Petrobras, Habib 's, Firjan Flamengo, Havaianas e Portobello. Em 2022, ficou entre as 100 startups To Watch da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e está no Top 6 Martechs da 100 Open Startups.