15/06/2023 às 23h28min - Atualizada em 18/06/2023 às 00h02min

Especialista explica como o Growth Hacking pode impulsionar o crescimento de empresas

Descubra como o Growth Hacking vai crescer seu negócio e gerar resultados rapidamente

SALA DA NOTÍCIA Jorsiley Porfirio
Canva
 

O Growth Hacking tem sido uma técnica cada vez mais utilizada por empresas que crescem rapidamente, independente do “tamanho e idade”. 

Para explicar como o Growth Hacking ajuda empresas a crescer, Matheus Maiberg, especialista em Growth marketing e assessor de marketing da Groufy Aceleradora, irá compartilhar algumas experiências do dia a dia em sua vivência no Growth. 

Segundo Matheus, o Growth Hacking não é apenas sobre ads, CRM, SEO, teste A/B ou outra tática isolada. É sobre estratégias e aprendizados.

“Em muitas consultorias nos deparamos com líderes de marketing e growth, negligenciando um aspecto crucial do marketing: a estratégia. Em diversos casos, o foco tem se limitado a ferramentas, aspectos de liderança e nenhum dado. O foco sempre está em alguma estratégia isolada, e que muitas vezes não é a forma mais eficaz de approach ao marketing.”  Revela Matheus.

“Growth é sobre testes e aprendizados, é sobre descobrir os melhores canais de crescimento. Sim, Você não "escolhe" a tática nem o canal onde vai trabalhar. Você testa, analisa e descobre aquelas que trazem resultados e, por fim, escala!” Finaliza.

Growth é também, usar a criatividade e a experimentação para encontrar maneiras de crescer rapidamente, com um investimento relativamente baixo e visando o menos CAC possível.

Growth hacking para pequenas empresas 

Em um cenário cada vez mais competitivo, as pequenas empresas enfrentam desafios diários para se estabelecerem e prosperarem no mercado. 

Para pequenas empresas e para quem está começando do zero, Growth Hacking é extremamente recomendado, porém um pouco mais complexo de se aplicar, já que a falta de recursos pode ser um grande obstáculo. 

Qualquer estratégia ou framework de growth que uma empresa decidir aplicar, vai precisar de pessoas e ferramentas e para isso, requer recursos e investimentos.

Entretanto, Matheus afirma que é possível impulsionar pequenas empresas focando em melhorar a retenção da base de clientes. (para empresas que já possui alguns clientes)

Testar canais de aquisição é a segunda melhor opção, para isso é preciso muitos testes, análises e dados até chegar nos resultados e começar as táticas de impulsionamento e escala.

Já empresas que estão começando do zero, irá precisar de recursos, investimentos, ter uma mentalidade de experimentação constante e estar disposto a testar diferentes estratégias. "Não existe sucesso garantido no Growth Hacking, mas experimentando e testando você descobre a fórmula para ter resultados positivos".

Growth Hacking acelera o crescimento de empresas de grande porte

Ao contrário do que muitos acreditam na crença de que o Growth Hacking é exclusivo para startups, Matheus Almeida afirma que qualquer empresa de grande porte, independente do setor, pode se beneficiar do Growth

Ele explica que, as empresas consolidadas devem e precisam buscar constantemente novas oportunidades de crescimento e inovação.

O Growth Hacking oferece um conjunto de técnicas e estratégias que podem ajudar as empresas a impulsionar seu crescimento, começando explorando a variação da base de clientes com o RFV por exemplo.

O RFV analisa três fatores: recência (ou a frequência com que um cliente realiza uma compra), frequência (quantas vezes o cliente compra) e valor (qual o valor monetário dessas compras). 

Com esses dados, é selecionado nove tipos de públicos alvos onde será segmentada estratégias personalizadas. 

  1. Anônimo - Pessoa que não conhece a marca;
  2. Seguidor - Pessoa que só observou a marca por enquanto;
  3. Lead - Já teve algum tipo de interação ou contato com sua marca;
  4. Quase cliente - Lead com consciência elevada, próximo de tomar decisão de compra;
  5. Não cliente - Lead quente, mas por alguma razão, não efetuou a compra;
  6. Cliente de primeira compra - Comprou no primeiro contato;
  7. Indicados - Aqueles cliente que compram através de indicações;
  8. Cliente recorrente - Compra mais de uma vez e mais de um produto da empresa;
  9. Ex cliente - já comprou da empresa, mas não manteve, perdeu contato e interesse.

Cada cliente é classificado em cada um desses fatores, resultando em uma segmentação direcionada de forma muito mais eficaz.

Para clientes que são seguidores, por exemplo, na maior parte do tempo focamos em educar esse cliente, fornecendo conteúdos voltados a ensinar como resolver micro problemas relacionados ao nosso produto e inserindo ofertas deste produto no conteúdo em que ofertamos.

Já um cliente de primeira compra, oferecemos conteúdos sobre como usar o produto que ele acabou de comprar e iniciamos a preparação para oferecer um segundo produto, normalmente mais caro que o primeiro.

Para exemplificar, Matheus usa o e-mail marketing:

“Aqui na Groufy, utilizamos muitas campanhas de e-mail marketing como uma das principais formas de se comunicar com nossos clientes, assim como, utilizamos a mesma estratégia com nossos clientes em seus negócios para identificar padrões de comportamento que podem ser usados para segmentação mais precisa. Chamamos isso de ABM ou Account Based Marketing.” Diz Mateus.

“Descobrimos muitos insights, ao analisar a frequência e recência de abertura de emails e cliques em mensagens, por exemplo. Identificando clientes que são mais engajados e, portanto, mais valiosos para a empresa. Usando a segmentação RFV, esses clientes podem receber ofertas exclusivas, programas de fidelidade ou qualquer outra ação destinada a aumentar ainda mais as conversões.

Contudo, isso é apenas um fragmentos, existem diversas formas de aplicar o RFV para uma campanha de captação ativa de clientes.” Finaliza Matheus.

Sobre a Groufy

Assessoria de marketing especializada em implementar estratégias para o crescimento acelerado de empresas, utilizando a ciência dos dados, matemarketing e growth hacking. 

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