Com o Dia dos Namorados se aproximando, o comércio e pequenos empreendedores estão se articulando para vender mais produtos, principalmente no digital. Local preferido do público para o consumo, as vendas online registraram no 1º trimestre de 2023 uma alta 4,3%, movimentando R$ 40 bilhões em vendas, e 10% delas no varejo, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Mas como o novo empreendedor e o pequeno varejista conseguem se destacar em meio as marcas gigantes? Apostando no Instagram e em conteúdos com narrativas criativas que podem fazer as vendas dispararem.
De acordo com Paulo Cuenca, especialista em marketing de conteúdo, para ganhar relevância no Instagram e reverter no aumento das vendas, é preciso intensificar os conteúdos que gerem identificação e conexão com seu público. “O perfil da sua marca não pode ser um catálogo de produtos, com especificações técnicas ou disputa de preço. É preciso humanizar seu canal. Você tem que criar uma relação com sua comunidade e assim despertar o desejo sobre o seu produto. É como um relacionamento, que começa de forma mais discreta, as vendas no Instagram seguem a mesma lógica: primeiro precisa atrair o público, depois gerar aproximação e envolvimento e, então, fazer o pedido final: "quer comprar meu produto"?”, diz o especialista.
O Instagram, com 2 bilhões de usuários mensais e 500 milhões diários, foi a rede que mais cresceu em relação a 2022, com um aumento de 35,32%, segundo Social Media Guide 2023, que avaliou as principais redes sociais e seus desempenhos com o público.
E é por meio deste canal social, que pequenos e médios varejistas, e empreendedores, têm a oportunidade de ganhar mais visibilidade e vender seus produtos. E como fazer isso? Paulo Cuenca separou cinco dicas para aproveitar o Dia dos Namorados para ampliar alcance, likes e garantir vendas expressivas. Confira abaixo:
Identificação
Crie uma história que envolva seu público e o identifique em diversas situações, antes de convidá-lo para conhecer seus novos produtos. Por exemplo: Se você tem uma marca de roupas, brinque com um carrossel mostrando diversas situações em casais em um date, mas com roupas nada apropriadas. Na última foto, faça um convite para ele conhecer a sua coleção, e garantir o look certo no dia dos namorados.
Fotos reais, situações reais e depoimentos reais
Quando você expõe algo que é natural e genuíno, as chances de engajar são muito maiores. Os depoimentos de clientes são mais comuns, mas vale também matérias de ou comentário de alguém relevante na sua área. Isso chamamos de prova social, que é uma excelente estratégia de marketing digital, pois mostra como é legal fazer parte da sua comunidade. Imagine um post onde você mostra o seu produto, e ainda compartilha um depoimento ou local que ele foi destacado.
Mostre sua autoridade
Não foco apenas na venda massificada. Muita oferta, pode, inclusive, diminuir o engajamento. Fale sobre sua história, sua experiência, um fato interessante quando você pensou no seu produto. Importante saber mesclar e criar uma conexão com seus seguidores.
Esqueça o técnico e entregue emoção
Seu público não quer saber de especificações técnicas do seu produto. Foque no benefício emocional e na transformação que o cliente vai ter. O conjunto é mais importante que o detalhe. Lembre-se disso!
Crie uma linha editorial
Importantíssimo para sobrevivência de qualquer conta no Instagram. Seu conteúdo precisa ter uma linha editorial. Precisa contar uma história. Se se objetivo é vender mais nos Dia dos Namorados, o padrão deve ser criado logo no início do mês. Não adianta criar um post poucos dias antes. A narrativa deve contar uma história que prenda quem está do outro lado da tela.