25/05/2023 às 14h56min - Atualizada em 27/05/2023 às 00h02min

Coral e Percussão do Guri de Sorocaba abre a temporada com três concertos em maio e julho, nas cidades de Sorocaba, Cerquilho e Votorantim

Sob a regência de Emerson Tineo e Fabiana Almeida, concertos integram a temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. Todas as apresentações são gratuitas.

SALA DA NOTÍCIA Adriana Monori
Emerson Tineo e Fabiana Almeida, regentes| Crédito: divulgação
O Coral e Percussão do Guri de Sorocaba faz sua estreia na temporada de 2023 dos 29 Grupos Musicais com três concertos em cidades diferentes do Estado de São Paulo. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Sob regência de Emerson Tineo e Fabiana Almeida, o grupo faz o primeiro concerto em sua cidade sede no dia 28 de maio, domingo, às 11h, no Auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. E no mês de julho, no dia 1º, sábado às 15h30, o grupo faz concerto no Teatro Municipal de Cerquilho. Já no dia 2, domingo, às 11h a apresentação é no Teatro Votorantim. Todas as apresentações  são gratuitas.
Para abrir a apresentação foram escolhidas as peças corais Canção do Sabiá, de An Gottschalk. e Trecho, de Fabiana Almeida. Em seguida foi escolhida Acentos, de Alexandre Oliveira, uma peça para percussãoAo longo do programa, o grupo interpreta Epigramas Matinais, de Oscar Lorenzo Fernandez, Scherzo, de Saul Goodman, Duas Canções, de Guilherme Bernstein, Concert Piece, de Malcolm Arnold, Em Tom de Azul, de Vitor Gabriel, Cenas brasileiras, de Ney Rosauro e Motivos Nordestinos, de Douglas Gutjahr.
Mestre em Música pela Unesp (2020), o regente, Emerson Tineo atua como regente coral frente a grupos como os corais da Etec de Artes e FAMOSP. Atua no Guri desde 2005 e atualmente como coordenador técnico na área de voz, iniciação e teoria.  A regente Fabiana Almeida é graduada em música e pós-graduada em educação musical pela Faculdade Cantareira. Foi também aluna na EMESP Tom Jobim. Tem desenvolvido sua carreira musical como educadora musical, pianista e cantora de grupos vocais dedicados à difusão da música vocal. Integra a coordenação artística pedagógica da área de voz, teoria e piano do Guri.  
As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais
Os Grupos Musicais são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Estão distribuídos pelo Estado de São Paulo e têm por objetivo aprimorar a formação musical dos alunos e das alunas por meio de vivências e experiências artísticas. Todas as modalidades instrumentais contempladas na grade curricular do Guri estão representadas pelas práticas dos Grupos. A cada temporada, são convidados diferentes regentes e solistas brasileiros e estrangeiros para ampliação de experiências e sedimentação do aprendizado dos alunos e alunas obtidos nos cursos regulares do Guri.
Novos Grupos
Devido à importância que os Grupos Musicais do Guri possuem não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos
Esta expansão visa aumentar as oportunidades de acesso aos estudantes do Guri a atividades artísticas de excelência, assim como ampliar a variedade de formações instrumentais e vocais nas diferentes regiões do estado de São Paulo.

CORAL E PERCUSSÃO DO GURI DE SOROCABA
Coral e Percussão do Guri de Sorocaba foi criado em 2012 e já participou de espetáculos cênico-musicais como Calungá (2012), com Naná Vasconcelos, no Teatro Sergio Cardoso e no Auditório do Ibirapuera, ambos em São Paulo. Em 2015 realizou o musical West Side Story, no Teatro do Sesc Sorocaba (SP). Em 2017, com Tião Carvalho e Gabriel Levy, dedicou-se a ritmos nordestinos, com apresentação no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. Trabalhou com os regentes Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013), Regina Kinjo (2014) e Felipe Senna (2019). Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais, destacando-se os vídeos que tiveram como convidados Zeca Rodrigues, em 2020; e a moçambicana Lena Bahule, em 2021. Em 2022, foi regido por Rosângela Rhafaelle.
O grupo de Coral de Percussão do Guri de Sorocaba tem patrocínio das empresas Instituto CCR, CTG Brasil, Tauste, WestRock e Cipatex.
Na cidade de Sorocaba tem apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Para os concertos de julho, apoio também da Prefeitura Municipal de Cerquilho e Prefeitura Municipal de Votorantim.  

CORAL E PERCUSSÃO DO GURI DE SOROCABA
Emerson Tineo e Fabiana Almeida, regência
Alexandre de Oliveira, percussão

Programa
AN GOTTSCHALK
Canção do Sabiá – Coral

FABIANA ALMEIDA
Trecho – Coral

ALEXANDRE OLIVEIRA
Acentos – Percussão

OSCAR LORENZO FERNANDEZ (1897-1948)
Epigramas Matinais (1936)
I. Manhã Azul
II. Manhã Festiva – Coral

SAUL GOODMAN
Scherzo – Percussão

GUILHERME BERNSTEIN
Duas Canções
I. Lua Cheia
II. O Teu Pranto, Aurora – Coral

MALCOLM ARNOLD
Concert Piece – Percussão

VITOR GABRIEL
Em Tom de Azul – Coral

NEY ROSAURO
Cenas Brasileiras
I. Baião – Percussão

DOUGLAS GUTJAHR
Motivos Nordestinos – Percussão



Serviço
CORAL E PERCUSSÃO DO GURI DE SOROCABA

Data: 28 de maio, DOMINGO, às 11h
Local: Auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba
Endereço: Rua Dr. Ruy Barbosa 84, Sorocaba/SP

Data: 1º de julho, SÁBADO, às 15h30
Local: Teatro Municipal de Cerquilho
Endereço: Pça. Pres. Kennedy, Cerquilho/SP

Data: 02 de julho, DOMINGO, às 11h
Local: Teatro Votorantim
Endereço: Av. Ver. Newton Vieira Soares, 60 - Centro, Votorantim/SP

Todos os concertos são gratuitos

Próximas apresentações
Data: 29 de outubro, domingo, às 11h
Local: Teatro Votorantim
Endereço:
Av. Ver. Newton Vieira Soares, 60 - Centro, Votorantim/SP

Data: 30 de novembro, quinta-feira, às 16h
Local: Auditório do SESC Sorocaba
Endereço:
R. Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade, Sorocaba/SP

Data: 07 de dezembro, quinta-feira, às 16h
Local: Auditório do SESC Sorocaba
Endereço:
R. Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade, Sorocaba/SP

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site: gurisantamarcelina.org.br
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;
_______________________________________________________________________
Sobre o Guri
Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD) e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

SANTA MARCELINA CULTURA 
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço, Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.  

Assessoria de imprensa:  
Comunicação | Santa Marcelina Cultura 
Tel.: (11) 3585-9897  
Renata Franco – renata.franco@santamarcelinacultura.org.br (11) 99659-2523 
Fernanda Narita – fernanda.narita@santamarcelinacultura.org.br (11) 99134-2947


Máquina Cohn & Wolfe| projetoguri@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147-7900 
Ricardo Marques – direção |ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com 
Vânia Goersch – gerência (11) 3147-7462 e
(11) 94616-2914  vania.goersch@maquinacohnwolfe.com

Adriana Monori – atendimento 
(61) 9 9999-1900 adriana.monori@maquinacohnwolfe.com


Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo  
Assessoria de Imprensa  
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162  
(11) 98849-5303 (plantão)  imprensaculturasp@sp.gov.br 
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp