23/06/2023 às 11h58min - Atualizada em 26/06/2023 às 00h02min

Orquestra filantrópica realiza concerto gratuito em Curitiba

Público pode apreciar, gratuitamente, obras de Handel, Dvořák e Bizet

SALA DA NOTÍCIA
Créditos: divulgação

No dia 26 de junho, às 20h, a Orquestra Infantil Alegro realizará mais um concerto no Teatro Positivo. A entrada é gratuita e limitada, por ordem de chegada, com 2.400 lugares no maior teatro do Paraná e terceiro maior do Brasil. No repertório, obras de Handel, Bizet Dvořák e Strauss. Um dia antes, 25, o projeto se apresenta no Teatro UP Experience com o concerto de música de câmara dos alunos da Orquestra Infantil Alegro e do núcleo de violino da Universidade Positivo. 

Realizado pela Associação Musical Alegro, fundada pelo músico britânico Edward Matkin, o concerto é a celebração de um semestre inteiro de atividades musicais com jovens instrumentistas de Curitiba e região metropolitana, e faz parte das comemorações de 15 anos do Teatro Positivo. A associação tem como objetivo incentivar e transformar, por meio da música, a realidade de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além de Curitiba, a Alegro está presente em Almirante Tamandaré, Lapa e Piraquara, apoiando projetos sociais nos quais os jovens têm a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar um caminho para o futuro e suporte para enfrentar os desafios do cotidiano.

Uma parceria de apoio cultural leva as apresentações da Associação Musical Alegro para a UP Experience, responsável pela gestão do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience (TUX). O TUX é a casa oficial dos músicos que, desde o início do ano, passaram a realizar todos os ensaios nos espaços da universidade. Ainda neste ano, os músicos serão anfitriões do VI Festival da Orquestra Jovem Alegro. Para o diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva, "essa parceria é uma iniciativa que busca apoiar um projeto inovador e de alta qualidade, que permite a crianças e adolescentes desenvolverem um aprendizado musical e, ao mesmo tempo, apresentarem à sociedade belíssimos concertos no maior teatro do Paraná”.

Cristiano Caporici, diretor de Comunicação e Marketing da Tecnobank, patrocinadora do espetáculo, lembra que o contato precoce com todas as formas de arte é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Conhecemos a importância de incentivar, desde cedo, talentos da música, da dança, da pintura e outras formas de expressão artística. Permitir que todos os jovens tenham essa oportunidade é motivo de orgulho para nós”, ressalta. O maestro Roberto Ramos é o encarregado de transmitir a mensagem do compositor e estruturar a interpretação da música segundo sua visão artística. “Sem a plateia, o músico se sente como se chegasse em casa e a encontrasse abandonada e vazia. Por isso, queremos que toda a população participe desse grande espetáculo”, reforça o convite. 

 

Serviço

Concerto de Música de Câmara

Local: Teatro UP Experience - Universidade Positivo (Campus Ecoville) - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville

Quando: Domingo, 25 de junho de 2023, às 16h

 

Concerto da Orquestra Infantil Alegro

Local: Teatro Positivo - Universidade Positivo (Campus Ecoville) - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville

Quando: segunda-feira, 26 de junho de 2023, às 20h

Ingressos: entrada gratuita e limitada, por ordem de chegada

Mais informações: (41) 99870-6229

 

PROGRAMA Concerto Orquestra Infantil Alegro

Franz von Suppé: Abertura The Light Cavalry

Lorenzo Fernandes: Batuque-Dança dos Negros

Johann Strauss Vater: Marcha Radetzky

Cezar Elbert: Menino Gigante

Georges Bizet: Suíte n. 1-Carmen

Georg Friedrich Händel: Hallelujah

Antonín Leopold Dvořák: Sinfonia n.º 9 em Mi menor (Sinfonia do Novo Mundo) Op. 95- IV Movimento


 

Sobre a Associação Musical Alegro

Desde março de 2016, a Associação Musical Alegro vem desenvolvendo um intenso programa de educação musical de reconhecida relevância e excelência no sul do Brasil. O trabalho da Alegro se desenvolve sobre quatro pilares: Formação de plateia na rede pública de ensino, Núcleos de Ensino de Música, Orquestra Infantil Alegro e Orquestra Jovem Alegro. A Alegro apoia quatro Núcleos de Ensino que proporcionam acesso à educação musical para crianças e jovens, muitos em situação de vulnerabilidade social. Localizada dentro do campus da Universidade Positivo e apoiada pela UP Experience, Teatro Positivo e Teatro UP Experience, a Alegro apoia atualmente mais de 650 crianças e jovens em Piraquara, Almirante Tamandaré, no bairro CIC, em Curitiba, e na cidade da Lapa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp