09/03/2023 às 10h54min - Atualizada em 10/03/2023 às 00h03min

Como investir em marketing e não fazer mais do mesmo?

Por meio do marketing é possível gerar oportunidades de vendas e ferramentas para que a marca ganhe notoriedade no mercado

SALA DA NOTÍCIA Gofind
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De acordo com o relatório do Cenp-Meios, publicado anualmente pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, em 2021, houve um crescimento de 38,8% no investimento em mídia, totalizando 19,7 bilhões de reais – vale lembrar que trata-se de um balanço que leva em consideração o ano de 2020. No segmento de tecnologia, ao qual muitas vezes as ferramentas e os serviços que oferecemos são intangíveis ou difíceis de perceber valor, o marketing permite definir os diferenciais da nossa identidade e do portfólio para o mercado. 

Por meio do investimento em marketing é possível gerar novas oportunidades de vendas e retenção da base de clientes, trazer metodologias e ferramentas para que a marca ganhe notoriedade no mercado e, assim, gerar interesse por meio dos diversos canais de interação – além de permitir, ainda, calcular o retorno sobre as ações. Além disso, a grande diversidade de opções possibilita experimentar e ajustar as ações conforme as reações do mercado. 

Outro ponto considerado essencial quando pensamos em marketing é o fato de a marca ter vantagens em relação à conexão entre os vários canais e em apenas uma jornada. Temos, inclusive, bons exemplos deste cenário, que são os anúncios online, e-mails, eventos e o trabalho com a imprensa (o que gera uma comunicação consistente para construir uma imagem na cabeça do cliente).

O primeiro passo para quem deseja investir em marketing é buscar profissionais ou parceiros que ajudem a mapear o contexto da empresa e, assim, construir um plano estruturado por fases para avançar gradativamente. De modo geral, é fundamental que a companhia tenha um plano de marketing, podendo trabalhar em cima de um esquema de etapas, contendo métricas e investimentos que possam, de fato, conduzir a atenção gerencial. Falo isso porque a principal importância desse plano é evitar desperdícios e buscar uma maior eficácia dos resultados.

Acredito que a maneira mais inteligente de investir em marketing é identificando os maiores pontos de gargalo e potenciais alavancagem de oportunidades – considerando toda a jornada do cliente e os pontos de contato que serão utilizados. Desta forma, ao gerar uma campanha específica, a marca pode sincronizar ações de campo com as equipes e, ainda, realizar ações no online. Por exemplo, um vendedor está em determinado evento e pode direcionar seus leads para um QR Code que leva o consumidor ao site oficial da empresa que, ainda, se depara com uma ação promocional de desconto. 

O Marketing Digital é essencial para o negócio e acaba sendo um grande hub de destino das ações, sejam elas offline ou online. Posts de blog, por exemplo, podem coletar potenciais clientes que buscam por algum assunto do seu domínio. Já em uma ação offline, podemos trabalhar com um evento ou um case na imprensa. Isso traz o potencial cliente para a marca, permitindo que ele possa acessar os canais digitais. 

Talvez, o principal ponto para ter um marketing bem sucedido, e não fazer mais do mesmo, seja encará-lo e considerá-lo como uma disciplina de metamorfose constante, especialmente no que se refere às estratégias e canais. Há alguns anos não se utilizava, por exemplo, geolocalização para direcionar anúncios. Atualmente, as marcas se empoderam desse recurso para acionar o consumidor na região na qual ele se encontra e no momento mais adequado para influenciar determinada compra. Essa e outras formas de inovar estão sendo lançadas constantemente e, por este motivo, é essencial contar com uma  área de marketing que tenha essa filosofia de mudança nas veias o tempo todo. Seja para experimentar, se adaptar e alavancar cada vez mais o negócio.

 

*Cleiton Coradelli é CMO (Chief Marketing Officer) da Gofind, plataforma que cruza dados de oferta de produtos e demanda de consumidores para melhorar decisões nas indústrias


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