06/06/2019 às 16h04min - Atualizada em 06/06/2019 às 16h04min

A preservação do ambiente é destaque no programa A Voz de Campos

A Serra do Itaoca vai receber investimentos

Redação
Jornal Aurora
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 05 de junho, que o programa A Voz de Campos abordou nesta quinta-feira (06) o tema “Semana do Meio Ambiente”, na Rádio Aurora.  Apresentado pelo jornalista Germando Santos, o programa contou com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SDMA), Leonardo Barreto e do gerente de Arborização, Wilson Duarte.

A data foi instituída em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia. A idéia era conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.

Durante entrevista, o Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, explicou como funciona a pasta em que atua, mostrando a parte de fiscalização e licenciamento das empresas. Também foi informado sobre as áreas de proteção ambiental (APAs), sobre as PEVs, projeto Caminha Campos e o projeto para reestruturação da Serra do Itaoca.

“A fiscalização atua em conjunto com o licenciamento, fazendo o controle das atividades que estão devidamente licenciadas. As empresas ou segmentos que não estão, serão notificados para se legalizarem”, disse. “A SMDA também atua nas ruas fazendo controle dos ‘famosos’ crimes ambientais, que é o descarte de resíduos, podas irregulares, esgoto, descarte de material perigoso”.

Na pasta do Meio Ambiente há o setor de arborização e de acordo com Leonardo Barreto, são realizados inúmeros procedimentos voltados para a questão da poda urbana. Como trabalho de manutenção, sinalização de trânsito, retirada de árvore por estar degrada, ou o plantio de alguma árvore na cidade.

O gerente de arborização, Wilson Duarte, relatou a importância e o trabalho que o setor vem realizando no município:
“Além da arborização a gente faz praticamente todo planejamento operacional da secretaria.Na parte do plantio de novas árvores, na plantação de bosques e pomares urbanos, na reestruturação de PEVs e o espaço sustentável do Jockey, onde a gente participou com maior intensidade”.

Sobre as Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Leonardo disse que em Campos as áreas são: a Serra do Itaoca, que passará por intervenção, Lagoa de Cima, Lagamar e outros, que são um projeto de lei.

“A Serra do Itaoca vai sofrer uma intervenção drástica em relação da sua infraestrutura. A gente entende que quando você vai ao topo da Serra, você vê que ali tem um dos melhores pontos de salto para parapente e asa-delta. E, a gente tem uma das melhores pistas de downhill aqui no Norte e Noroeste Fluminense, se não for do Estado. A gente tem uma das melhores vistas daqui da região também”, explicou.

“Estou investindo na Serra do Itaoca, que vai ter educação ambiental, saúde ambiental e pública, vai gerar economia, turismo. Então, isso tudo tem uma interferência direta nesses outros segmentos”, disse Leonardo Barreto sobre a importância da reestruturação da Serra para a cidade.

“Vamos tentar ver se até o aniversário do Itaoca, em setembro, já esteja bem adiantado para conseguir apresentar pelo menos algumas benfeitorias que estamos pretendendo fazer.”, finalizou.

Sobre o Projeto Caminha Campos, o Secretário informou que para preservar, as pessoas precisam conhecer. Por isso, a SDMA está prestigiando espaços de interesse ecológico. “É uma pratica esportiva, junto com ecologia, junto com meio ambiente, tudo integrado”, afirmou.

Cada vez mais é preciso que população tenha conhecimento a cerca do ambiente em que vivemos, e de acordo com Wilson Duarte, a preservação precisa do auxilio de todos em prol do meio ambiente.

O secretário de Desenvolvimento finalizou o programa falando que vários projetos estão em pauta e que assim que forem colocados em prática, voltará a Rádio Aurora para informar aos ouvintes.  


A entrevista completa com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto e do gerente de Arborização, Wilson Duarte, pode ser conferida através do link: https://www.facebook.com/radioauroraoficial/videos/660950454380165/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp