28/11/2023 às 10h25min - Atualizada em 28/11/2023 às 10h25min

Rosinha Garotinho é alvo da PF por suspeita de fraude na previdência de Campos

Policiais apuram rombo de quase R$ 400 milhões na PreviCampos.

Jornal Aurora - Redação
G1
A ex-governadora do RJ e ex-prefeita de Campos Rosinha Garotinho é alvo, nesta terça-feira (28), da Operação Rebote, da Polícia Federal (PF), contra uma suspeita de fraude na previdência municipal de Campos.

A PF investiga um rombo de R$ 383 milhões na PreviCampos. Segundo as investigações, no fim de 2016 a maior parte dos investimentos estava nas mãos de fundos suspeitos, de alto risco e com baixo retorno.

Agentes saíram para cumprir 18 mandados de busca e apreensão em Campos, na capital fluminense, em São Paulo e em Santos (SP).

A Polícia Federal aponta que esse foi o motivo que levou às buscas nas residências dos agentes públicos, membros da diretoria da PreviCampos, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e também na empresa de consultoria sediada em Santos, São Paulo. Essa empresa, ao que tudo indica, era responsável pela indicação dos fundos, intermediando entre os proprietários desses fundos, considerados problemáticos, e a PreviCampos. Os mandados de busca e apreensão são 12 em Campos, dois no Rio de Janeiro, um em São Paulo, e três na cidade de Santos, litoral paulista.

Segundo informações da polícia, foi notado que houve uma alteração abrupta na estratégia de investimento do fundo. Inicialmente, os investimentos eram feitos em fundos seguros com o Banco do Brasil e a Caixa, mas houve uma mudança para fundos de baixa liquidez, pouco reconhecidos pelo mercado e incompatíveis com a política de investimento da PreviCampos.

Veja quem são os alvos da Operação Rebote em Campos

1- Edmir Delfino
2- Marco Antônio Rodrigues
3- Camilla Delfino
4- Francine Abreu
5- Rosinha Garotinho
6- Alex Sandro Fernandes
7- Jorge Willian Cabral
8- Marcelo Freitas
9- Mário dos Gomes
10- Nelson Afonso de Souza
11- Robson Oliveira
12- Rômulo Rangel
13- Sérgio de Azevedo
14- Wilson Thadeu Rangel
15- Manoel Luiz Junior
16- Empresas Crédito e Mercado Gestão de Valores Mobiliários Ltda

Irregularidades entre 2015 e 2019
Em 2021, o Tribunal de Contas Estadual apontou nove irregularidades cometidas no período de 2015 a 2019. Neste período, o município foi governado pelos prefeitos Rosinha e Rafael Diniz.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) divulgou em seu site, no dia 19 de fevereiro de 2021, a decisão em sessão plenária telepresencial realizada em 18 de fevereiro daquele ano, para a emissão de notificação à ex-prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Barros Assed Matheus de Oliveira (Rosinha Garotinho) e outras nove pessoas por irregularidades encontradas na gestão do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). Ao todo, Auditoria Governamental do TCE-RJ apontou nove irregularidades cometidas pelo instituto entre os anos de 2015 e 2019.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp