Mais do que atrair clientes por meio de ofertas, o que garante o sucesso no varejo, seja físico ou digital, é a fidelização. Para a STANDOUT, empresa referência em inteligência em trade marketing digital, essa é uma estratégia que marcas e indústrias podem aplicar em parceria com o comércio eletrônico com a finalidade de manter as vendas, bem como melhorar a jornada do comprador e a qualidade da navegação no e-commerce.
Dados da pesquisa Tendências do Varejo 2023 da Opinion Box, mostram que 47% das pessoas desistem de uma compra online por causa de uma experiência ruim no site/aplicativo. Diante desse cenário, Emerson Spina, CCO da martech separou três dicas para reter clientes no comércio digital. Confira abaixo:
1- Construa boas experiências para o cliente
Um dos objetivos do trade marketing digital é diminuir o abandono de carrinho. Por isso, o foco é melhorar a experiência do shopper e influenciá-lo a concluir a compra. Uma forma de proporcionar uma boa experiência é com o uso de vitrines digitais, já que elas otimizam a jornada de compra do shopper por meio de uma mensagem clara e personalizada. “Passar a informação correta sobre o produto pode ser a diferença entre a compra e um carrinho abandonado, já que vitrines digitais contém dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto, por exemplo. Consequentemente, informações nesse nível contribuem para que a venda se concretize”, explica Spina
2- Compreenda o comportamento do consumidor
Outra dica que contribui para manter clientes no comércio digital é a importância de marcas e indústrias compreenderem o shopper e, consequentemente, melhorarem a jornada do cliente, é fazer o uso de dados para entender o comportamento e o hábito do consumidor nos conteúdos enriquecidos disponíveis nos e-commerces. “Com uma base de dados que o uso do Mapa de Calor traz, as indústrias têm acesso a dados que o ajudam a entender e a oportunidade de melhorar a comunicação e a experiência do shopper, além de auxiliar em decisões estratégias no comércio digital. Essa flexibilidade permite que os negócios façam ajustes rapidamente, de acordo com o mercado e as necessidades do cliente ”, conta o executivo.
3- Invista no omnichannel
O consumidor é omnichannel e o que isso quer dizer? Que ele está presente tanto no físico quanto no digital e que ambos canais devem conversar entre si, pois são complementares e não concorrentes. “Aqui o trade marketing digital pode preencher uma importante lacuna que é fazer esses dois ambientes estarem ligados, já que o consumidor quer ter suas experiências atendidas onde quer que a marca ou empresa esteja presente. Além disso, essa interação entre os canais colabora na fidelização, atração de novos clientes e podem gerar brand awareness”, finaliza o CCO da STANDOUT.
Líder em soluções de trade marketing digital, a STANDOUT é proprietária de uma solução que permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, bem como da distribuição automática, em layout responsivo, e em tempo real dos mesmos nos e-commerces. Além de entregar as informações úteis sobre os benefícios e diferenciais dos produtos conforme as necessidades das indústrias, a STANDOUT coleta e fornece uma série de informações do que está acontecendo com a vitrine dentro dos varejos digitais para as indústrias/marcas, o que é decisivo para futuras estratégias.
Sobre a STANDOUT:
A STANDOUT, é referência em trade marketing digital e auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos no último ponto de contato digital, que é a página de produtos dos e-commerces. Fundada em 2015, sua atuação é no modelo Software as a Service (SaaS) destinado a empresas que querem divulgar seus produtos de maneira mais eficiente nos grandes sites de comércio eletrônico do Brasil. Assim, a martech viabiliza ações de trade marketing digital que aumentam a conversão, audiência, o engajamento do shopper e devolvem inteligência em forma de milhares de dados e insights. A STANDOUT, que é TOP 1 Marketing pelo segundo ano consecutivo no 100 Open Startups além de figurar no TOP 5 em todas as edições do ranking (desde de 2016) está também entre as 100 Startups to Watch de 2019, foi 1ª colocada no LATAM RETAIL SHOW START ME UP e coleciona prêmios como o Like a Boss, do SEBRAE e Top 5 Profissional de Vendas no Prêmio E-commerce Brasil.