26/05/2023 às 12h04min - Atualizada em 29/05/2023 às 00h04min

A importância da masturbação na menopausa

Femtech desmistifica dois assuntos ainda considerados tabu: menopausa e masturbação

SALA DA NOTÍCIA Divulgação Plenapausa
Divulgação

A importância da masturbação na menopausa

      Considerado um tabu, a masturbação feminina traz diversos benefícios para todas mulheres em qualquer fase da vida, inclusive durante a menopausa, que é um período de transição da vida reprodutiva das mulheres, marcado pelo fim da menstruação e por mudanças hormonais significativas. Segundo uma pesquisa feita com cerca de 5 mil mulheres brasileiras na menopausa, pela femtech Plenapausa, 81% das mulheres experimentam sintomas como a diminuição da libido, que é causada pelo ressecamento vaginal e, consequentemente, altera o conforto e o prazer sexual.

      E por isso, a masturbação nessa fase tende a ser muito benéfica por diversas razões: 

1 - Lubrificação vaginal: O ressecamento vaginal é comum durante a menopausa por conta da diminuição dos níveis de estrogênio. “A masturbação estimula o fluxo sanguíneo para a área genital, o que pode ajudar a aumentar a lubrificação vaginal e aliviar o desconforto durante a relação sexual.", explica a ginecologista Dra. Natacha Machado 

A Feel&Lilit, femtech que visa ressignificar a relação do autocuidado com a sexualidade feminina, possui em sua cartela de produtos o lubrificante hidratante íntimo sem perfume, ideal para deslizar sem esforço ou irritação. De acordo com a CEO da femtech, este produto é recomendado para todas as mulheres, incluindo as que estão passando pela menopausa. “Nossos produtos são desenvolvidos a partir de relatos de mulheres reais que fazem parte da comunidade Feel&Lilit e estão em diferentes fases da vida. Independente da idade, a mulher precisa ter conforto e satisfação no que tange a sua intimidade, especialmente em momentos onde o próprio corpo pede um cuidado maior, como no climatério e na menopausa. Isso é a prova que esse mercado não é pequeno e que estamos solucionando uma dor real que ainda possui pouca assistência”, diz Marina Ratton, CEO  da femtech.

2- Fortalecimento dos músculos pélvicos: A masturbação regular permite a contração e o relaxamento dos músculos pélvicos. “Praticar a masturbação, envolve chegar ao orgasmo, e isso pode ajudar a fortalecer a região, melhorando a saúde do assoalho pélvico, reduzindo as chances de incontinência urinária e também aumentando a sensibilidade sexual.”, argumenta Renata Miranda, fisioterapeuta pélvica. 

3- Alívio do estresse e melhora do humor: Márcia Cunha, fundadora e CEO da Plenapausa, afirma que os benefícios da masturbação são especialmente valiosos durante a menopausa, pois é quando as alterações hormonais podem afetar o equilíbrio emocional e a saúde mental da mulher. “Ao atingir o orgasmo com a masturbação, o organismo libera endorfinas e hormônios do prazer, que podem ajudar a reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e melhorar o humor.”

4- Conexão com o próprio corpo: A masturbação é uma forma de explorar e conectar-se com o próprio corpo, permitindo que as mulheres descubram suas preferências e desejos sexuais. 

     Ainda de acordo com Márcia, plataforma focada em fornecer informações, apoio, produtos e tratamentos para as mulheres na fase menopausal - a informação é o grande trunfo que a mulher pode ter para ter uma vida com qualidade e saudável nesse período. “A menopausa traz mudanças significativas na vida da mulher em diversos sentidos, e a vida sexual também passa por uma mudança e estranhamento. Se masturbar nessa fase e explorar o próprio corpo, que está diferente, é autoconhecimento e pode ser especialmente importante para essa mulher se ver mais autoconfiante e manter uma vida sexual satisfatória”, enfatiza. 

Sobre Plenapausa

Primeira Femtech no Brasil com foco na saúde da mulher a partir da menopausa, acelerada pela Matter Health, maior hub de inovação em tecnologia para saúde dos Estados Unidos. Entendendo que hoje, no Brasil, são cerca de 35 milhões de mulheres em idade menopausal e 85% delas sentem os sintomas em maior ou menor grau. Ainda que parte do público feminino desconheça os sintomas, a Plenapausa tem como missão gerar informação, cuidado e tratamento às mulheres durante essa fase, que a partir de pesquisas e dados, busca constantemente criar soluções efetivas para esse público. 

Sobre Feel&Lilit

Femtechs líderes no segmento de saúde e bem-estar íntimo da mulher, Feel&Lilit desenvolvem produtos que promovem uma jornada integrada em prol da saúde íntima feminina. Com a sensibilidade de estimular o autoconhecimento e sexualidade das mulheres, as femtechs oferecem produtos naturais, veganos e seguros que são prioritariamente reconhecidos no mercado de sexual wellness. Em menos de um ano, as duas empresas acompanharam um crescimento de mais de 200% de sua comunidade e um aumento de 20% nas vendas mensais.

 

 Imprensa 

Jangada Consultoria de Comunicação

Mayara Brasil | mayara@jangada.in | 11 9 88068499

Gabriela Clemente| gabriela@jangada.in | 11 9 9541 3452

Amanda Sandoval | amanda@jangada.in | 11 9 5449-2147



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp