Surdos, timbau, bacurinha. Ritmos, melodias, técnicas, harmonia e história. Esse conjunto de instrumentos e ensinos compôs a oficina “Ritmos afro-cubanos e afro-indígenas na percussão”, realizada na tarde da última quinta-feira (18), no Sesc Ribeirão, envolvendo os participantes em três horas de aprendizados teóricos e práticos sobre percussão musical, a partir de referências de rimos africanos, cubanos e indígenas. A atividade integra a mostra Redes e Encontros do FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto) e foi orientada por Matheus “Profeta” Marques, baterista e percussionista - que há anos trabalha com a transposição de ritmos regionais brasileiros e cubanos da percussão para a bateria.
“No caldeirão das diferentes culturas que formam o Brasil, é muito visceral a presença predominante da cultura afro-indígena e não há como fugir desse ambiente na percussão brasileira”, comenta Profeta, que tem formação em percussão erudita.
Totalmente interativa, a oficina não deixou ninguém parado. Todos os participantes puderam experimentar como se saíam com ritmos, alinhamento de batidas e compassos nos diferentes instrumentos de percussão usados pelo orientador. A esteticista Natália Carrara, 27, única mulher entre os participantes, era uma das mais empolgadas. “Estudo bateria há um ano e achei muito interessante a proposta da oficina, tanto pela abrangência, como pelo fato de ser gratuita. Estou adorando”, disse a baterista em formação.
A inserção de atividades formativas na programação do FestMAO também é celebrada por Matheus Profeta. “É essencial que um festival abra espaço para formação e troca de conhecimentos. O diálogo com os participantes é sempre rico e é o que faz da arte, arte efetivamente”, festejou o percussionista. O festival prossegue até domingo (21), com mais uma vivência de hip-hop, vários shows musicais e poéticos, Palco Livre e duas feiras (confira programação completa no final do texto).
Sobre o FestMAO O festival tem como propósito celebrar a diversidade da música brasileira. Em 2021, aconteceu a primeira edição do festival, de forma totalmente on-line, promovendo uma experiência inovadora e de alta qualidade. A organização do evento busca promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e valorizar a produção da música autoral. Para esta 2ª edição, o compromisso é valorizar o artista local e, ao mesmo tempo, expandir fronteiras culturais.
Esta edição do FestMAO foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Trajan Produções e Capacle Produções e conta com as parcerias institucionais do Sesc, Sesi e Biblioteca Sinhá Junqueira.
Para saber mais sobre o FestMAO: Instagram: https://www.instagram.com/fest.mao/
Facebook: https://www.facebook.com/fest.mao
YouTube: https://www.youtube.com/@PalcoFestMAO
Site: https://festmao.com.br/
Fotos por Vinicius Barros