Usar séruns, cremes, hidratantes, óleos e tônicos para cuidar da pele, do cabelo e das unhas é um passo importante para manter a saúde e a beleza do corpo. Mas a máxima das nossas avós de que a beleza vem de dentro ganhou nos últimos anos um novo significado: para potencializar os efeitos desses cuidados, surgem os nutricosméticos. Trata-se de suplementos alimentares que têm por objetivo garantir que o corpo receba a quantidade ideal de substâncias essenciais para o bom funcionamento da pele, dos fios e das unhas.
Eles podem conter, por exemplo, colágeno, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros ingredientes importantes para a função desejada. Porém, para garantir os resultados, é necessário escolher um produto de confiança, lembra Andrea Bauer Bannach, gerente médica em dermatologia de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios.
“Os nutricosméticos devem ter notificação na Anvisa, ser comprados em estabelecimentos confiáveis, estar adequadamente lacrados no momento da compra, dentro do prazo de validade e em condições corretas de armazenamento. Em relação aos componentes da fórmula, deve-se sempre dar preferência aos produtos com fórmulas mais completas”, orienta.
Quando falamos em skincare, um dos principais aliados é a reposição de colágeno. A suplementação com produtos adequados que contenham essa proteína possui efeitos na sustentação e firmeza da pele, auxiliando no tratamento dos sinais do envelhecimento, como rugas, flacidez, celulite e perda de viço.
“Conforme a pessoa envelhece, a quantidade de colágeno diminui e, por isso, surgem os sinais visíveis na pele. Qualquer pessoa a partir de 18 anos pode suplementar colágeno – a preocupação com tratamentos de rejuvenescimento, porém, costuma surgir entre os 30 e 35 anos, quando as rugas começam a incomodar”, explica a dermatologista.
É preciso estar atento ao escolher um nutricosmético com colágeno. Isso porque a maioria dos tipos de colágeno acaba se dissipando para todo o corpo após a absorção pelo trato gastrointestinal. Atualmente, apenas o Verisol tem o direcionamento específico para a pele, ou seja, a maior parte da substância vai para a pele, exercendo o efeito desejado.
“O colágeno Verisol é reconhecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por ser alvo-específico para a pele. É um produto de tecnologia e qualidade alemã, com segurança e eficácia comprovadas”, reforça.
Cabelo e unhas
A saúde do cabelo e das unhas depende de diversos nutrientes que chegam pela circulação sanguínea. Por esses motivos, o uso de produtos tópicos para evitar quebra, queda e descamação pode não ser suficiente. Entre os nutrientes que garantem estruturas mais saudáveis, estão a biotina (vitamina B7), que estimula a produção de queratina (proteína que compõe os fios e as unhas), e o zinco.
“A deficiência de substâncias como vitaminas e minerais é uma causa bem conhecida de enfraquecimento dos fios e das unhas. Portanto, os nutricosméticos podem ser uma estratégia para garantir o aporte diário ideal dos nutrientes essenciais”, afirma a dermatologista.
Conheça as novidades de Profuse em sua linha de nutracêuticos, Semblé:
Preço sugerido: R$ 179,00
Preço sugerido: R$ 179,00