Questiono que os negros deveriam estar a par de assuntos diversos tais como a previdência social, a política econômica, infraestrutura, saúde, ciência e tecnologia e etc.
A luta contra o racismo é importante entretanto lutar contra ele também é ocupar espaços de opinião sobre assuntos que sejam de interesse de todos na sociedade.
Certa vez estava com um grupo político e fui convidado a integrar e dialogar com uns militantes da causa negra sobre: racismo. Mas não fui perguntado se eu estava interessado em discutir ou trabalhar com a temática racial.
Por quê eu não poderia integrar um grupo que discute economia, saneamento básico, meio ambiente, orçamento público, segurança, emprego, e tantos outros temas ?
Parece que ter a pele preta e ainda estar de dreadlocks significa que somos automaticamente levados para o gueto, gueto de pensamento. Discutir um tema só: racismo e a luta do negro na sociedade.
Somos a maioria da população, mas uma minoria política, temos poucos parlamentares negros e a massa residente em favelas e periferias sem infraestrutura. Dependemos bastante das ações afirmativas nas universidades e escolas federais e no concurso público pois temos graves problemas de escolaridade. Somos o enorme contingente em homicídios por armas de fogo neste país, e onde está o negro ou negra discutindo este tema na imprensa ?
Somos vítimas das medidas de austeridade fiscal, dos cortes nos investimentos públicos e por quê não somos chamados para discutir crescimento e desenvolvimento econômico, política cambial e monetária, discutir um novo modelo de desenvolvimento. Um modelo que traga empregos de qualidade para todos e todas, salário justo e renda, investimento em lazer e segurança, cultura e tolerância.
Nós negros e negras podemos contribuir muito com nossa sociedade assim como contribuímos para a construção dos palácios, das igrejas, das escolas, santas casas e museus.
Basta que questionemos a nossa guetificação tanto pela Direita quanto pela Esquerda.