08/04/2022 às 10h59min - Atualizada em 08/04/2022 às 10h59min
Auditório do Palácio da Cultura, em Campos, será revitalizado através de programa da UERJ
- Redação
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, recebeu nesta quinta-feira (7), no Palácio da Cultura, um grupo de profissionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A equipe realizou visita técnica nas instalações do Auditório Amaro Prata Tavares, que espera por intervenções urgentes para ser reativado. No espaço, a universidade atuará nas ações de revitalização, através do Programa de Acesso à Arte e Gestão Cultural (PAAGC), fruto de uma parceria da UERJ com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).
Segundo a equipe do projeto, que já havia feito uma primeira visita ao auditório do Palácio da Cultura, em janeiro, ele será transformado em moderno equipamento cultural multiuso-audiovisual. O mapeamento para a estruturação do projeto executivo foi feito pelo arquiteto, Bruno Domingos, e pela engenheira, Kássia Franciscone, ambos da UERJ.
“A cada nova visita da equipe do PAAGC o sonho da revitalização do Auditório Amaro Prata Tavares, espaço no qual importantes eventos eram realizados, vai se tornando realidade. Em um futuro próximo, ele será devolvido aos campistas e voltará a ter seu brilho”, anunciou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Para o supervisor de projeto do PAAGC, Walber Gevu, recuperar um importante espaço cultural do município é motivo de orgulho para a UERJ. “Assim como em outras ações da universidade que visam democratização e interiorização de ações educacionais e culturais para todo o território do estado, o PAAGC vai ao encontro desse propósito da universidade. A Revitalização desse espaço é um compromisso com as demandas sociais da população campista, uma vez que a universidade, em seus projetos de extensão, ultrapassa os muros institucionais”, destacou.
A visita foi acompanhada pelo secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares; da diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu; do diretor Administrativo e de Preservação do Patrimônio da FCJOL, Jhonathan Abrão e do gerente Técnico e Operacional da FCJOL, Elias Gonzaga.