27/10/2023 às 13h23min - Atualizada em 27/10/2023 às 13h23min

Espetáculo “Negaça” neste sábado no Teatro de Bolso Procópio Ferreira

Concebido, encenado e dirigido por Urubatan Miranda, espetáculo de dança terá única sessão, às 20h. Evento tem o apoio da Fundação Oswaldo Lima

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O espetáculo de dança “Negaça”, concebido, encenado e dirigido por Urubatan Miranda, será a atração deste sábado (28), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, com única sessão, às 20h. os ingressos custam R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira) e estão à venda (AQUI). Além disso, também uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro. O evento tem o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Com 30 minutos de duração, “Negaça” tem classificação livre.

Em “Negaça” o corpo se desdobra em um personagem que conta estórias em movimentos fragmentados utilizando o universo da movimentação de Exu, encantando presente nos cultos de Umbanda. No espetáculo, o terreiro foi caracterizado dramaturgicamente como um lugar de alteridade no qual foi figurada a religiosidade negra.

“Trata-se de recriar esse território como uma grande camarinha, espaço escuro e silencioso das iniciações, estruturando a cena entre planos que apresentam focos de atenção, sons e cânticos”, revela Urubatan Miranda, bailarino nascido em Campos, que reside, há alguns anos, em Santana de Parnaíba-SP.

A pesquisa que resultou no espetáculo se inicia em Campos, a partir das vivências de Urubatan, no espaço familiar, na Tenda Espírita de Umbanda Pai Jacob. “Retornar a cidade depois de tantos anos, produzindo e residindo em outro estado, traz a possibilidade não apenas de retribuir para a cidade o que tenho pensado como artista, em especial na dança e na fotografia, mas também de articular esses processos com os artistas campistas, que, assim como eu, estão imbuídos do desejo de pesquisar e investigar o corpo e o movimento”, conclui Urubatan.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp