25/10/2021 às 09h38min - Atualizada em 25/10/2021 às 09h38min
Wladimir reabre o Jardim São Benedito para espaço de lazer e esporte
Jornal Aurora - Redação
Foto: Divulgação O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, reabriu, na manhã deste domingo (24), o Jardim São Benedito. O espaço foi totalmente revitalizado, desde a jardinagem, recuperação dos equipamentos de ginástica, quadras de esportes, banheiros, quiosques e lagos até iluminação especial. A cerimônia de reabertura também contou com a participação da ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, da deputada federal Clarissa Garotinho, e demais autoridades.
Uma programação diversificada, com atividades culturais, esportivas e artísticas, marcou a reabertura do Jardim São Benedito, que estava fechado desde o ano passado em função da pandemia da Covid-19. A criançada aproveitou diversos brinquedos como pula-pula, piscina de bola, bola mania, perna de pau, minhocão, pipoca e algodão doce. A Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, fez apresentação de teatro com o Grupo Gotta.
Wladimir relatou da importância da reabertura do Jardim, que era um desejo de todos os campistas. "Eu me recordo de passar por esse espaço e ver tudo destruído, além de várias pessoas na fila esperando por comida, que é entregue à população, antes do Restaurante do Povo ser reaberto. Estou muito feliz em poder devolver à população um espaço que foi feito para o povo. Encontramos o Jardim totalmente destruído e fizemos o máximo para reestruturar e cuidar das pessoas por meio de diversão, cultura, esporte e lazer", destacou.
A deputada federal Clarissa Garotinho também comentou sobre a reabertura e a revitalização. “O espaço está lindo, foi totalmente revitalizado. Isso é muito importante para população, pois me recordo quando eu e Wladimir brincávamos no Jardim. Foi triste ver esse espaço destruído por um tempo", declarou.
O Arquivo Público Municipal e o Museu Histórico de Campos criaram o corredor cultural ao entorno da Academia Campista de Letras (ACL) onde, junto aos bustos históricos, montou a Exposição Nilo Peçanha, atualmente abrigada no Instituto Federal Fluminense (IFF), que conta com fotos e documentos sobre o campista que foi Presidente do Brasil. Além disso, houve a caracterização do personagem principal do espaço público que, na época da criação do Jardim São Benedito, era o governador da Província do Rio de Janeiro.
A Codemca separou uma área específica para uma feira de artesanato permanente. A Fundação Municipal de Esportes (FME) desenvolveu aulas como de vôlei, futvôlei, ginástica funcional de areia e na quadra, futsal, handebol, basquete convencional, basquete 3x3, aulas de danças e ritmos, yoga, tai chi chuan, alongamento, academia de musculação. Todas as atividades tiveram quantidade determinada de vagas, com reserva de 10% para pessoas com deficiência e idosos.
O espaço foi reformado por meio, da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Campos (Codemca) em parceria com a FME e de demais secretarias. A reabertura seguiu os protocolos contra a Covid-19, com exigência de cartão de vacinação de pais ou responsáveis pelas crianças e, também, uso de máscara. Participaram, ainda, da cerimônia, os vereadores Leon Gomes, Silvinho Martins, Bruno Pezão e Pastor Marcos Elias.