Os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, estiveram nessa sexta-feira (10) na praia do Farol de São Thomé, prestigiando também o 9° Festival de Petiscos, que tem organização da Associação de Hotéis e Comerciantes (Ashcom). O evento está em sua segunda semana e, de acordo com comerciantes, acima das expectativas, mesmo com as restrições devido à pandemia do Coronavírus. O festival está sendo realizado nos finais de semana de setembro, de sexta a domingo, sempre das 11h às 22h. Também fizeram parte da comitiva que foi ao Farol; a subsecretária de Turismo, Cláudia Anomal; subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPS, Felipe Knust e o diretor de Economia Solidária Sandro Figueredo.
- Estamos registrando um movimento excelente, ainda que com restrições, mas a praia está sendo prestigiada e o comércio, de modo geral, sendo beneficiado. Essa é a proposta do festival, de atrair visitantes, aquecer a economia. Na segunda semana e o movimento já reiniciou bom. Nossa expectativa é que mantenha esse ritmo até o último final de semana de setembro -, disse otimista Odirlei Carlos Henrique, proprietário do Alambique do Leley – um dos estabelecimentos participantes do festival.
Mérida destacou a importância do evento para a praia, desde sua primeira edição, em 2013, com projeto de incentivar a realização de duas edições do festival em 2022, atendendo um anseio da Ashcom. “Parabenizo a todos os comerciantes pela união em prol do desenvolvimento da praia, com a realização de um evento de tamanha importância econômica e turística. Conforme entendimento inicial, há 15 dias, estaremos novamente reunidos na próxima semana, tratando de assuntos pertinentes ao desenvolvimento econômico na praia, na oportunidade pretendemos amadurecer a ideia da realização de mais edições do Festival de Petiscos no próximo ano, fora da temporada de verão. É uma proposta positiva da Ashcom e de retornos expressivos para o comércio local”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
MARINHA – Na área da Marinha, na praia do Farol, a comitiva foi recebida pelo subcomandante Marcelo Campos, estabelecendo contato nesta gestão do prefeito Wladimir Garotinho, para a possível viabilização de parceria com a organização militar. “Estivemos na área da Marinha e estamos estreitando entendimentos para uma possível parceria que propõe projetos importantes para o desenvolvimento local. Também nos comprometemos a avaliar demandas da instituição, que tem 26 mil metros quadrados”, concluiu Marcelo Mérida.