29/11/2019 às 10h31min - Atualizada em 29/11/2019 às 10h31min

Terceiro dia do Festival das Flores tem oficina sobre compostagem

Nesta quinta (28), flores também foram repostas e orquídeas ganharam destaque no estoque para programação de sexta

Supcom
Divulgação
Nesta quinta-feira (28), foi a vez de os cuidados com o meio ambiente ser tema durante a palestra sobre compostagem doméstica no Festival das Flores, que acontece na Praça São Salvador, no Centro de Campos. O festival, que começou na última terça (26), tem entrada gratuita e programação para o final de semana, sempre das 8h às 20h com as mais variadas espécies em exposição. 
 
O processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e também para o cultivo de plantas ornamentais. Diferente da compostagem voltada à recepção e transformação de grandes volumes de resíduos oriundos de empresas, que em geral é terceirizada, o processo doméstico de compostagem é uma alternativa viável para o reaproveitamento de resíduos em pequena escala e relevante para os que preferem adubo orgânico nas plantas. 
 
"O principal objetivo do Festival das Flores é levar a cultura de preservação, e a compostagem doméstica é fundamental para que se possa reciclar o lixo orgânico, cascas de frutas e restos de alimentos, para adubo. No processo, baldes também são reutilizados como depósito destes restos de alimentos que serão transformadas em húmus através das minhocas, e ainda o chorume, que também é utilizado como fertilizante natural", ressaltou Pinage Saisse, o especialista em plantio que ministrou a oficina. 
 
"Para mim, foi muito interessante participar da oficina e conhecer o processo de compostagem. Não sabia que era tão simples. Agora posso aproveitar o lixo orgânico que produzo em casa para fazer meu próprio adubo, e além de economizar, ainda consigo reduzir a quantidade de lixo que envio para coleta. Ótima iniciativa do Festival", disse a estudante Nathália Paes.
 
O evento segue até primeiro de dezembro, e terá nesta sexta (29) palestra sobre orquídeas. O Festival é poiado pela Casa da União e co-realizado pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca), e realizado por voluntários da Cooperativa de Produtores da cidade de Holambra, cidade referência na produção de flores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp