23/06/2023 às 13h59min - Atualizada em 24/06/2023 às 00h03min

4 super dicas para cuidados com o carro no inverno

Empresa apresenta os principais impactos e recomendações sobre como  proteger o carro contra danos causados na estação mais fria do ano

SALA DA NOTÍCIA João Pedro Ribeiro
Divulgação

São Paulo, junho de 2023 - Por conta da chegada da estação mais fria do ano, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em

 componentes para sistemas de ignição, compartilha quatro importantes dicas que envolvem medidas preventivas a serem adotadas pelos motoristas para antecipar possíveis danos e desgastes no veículo. São elas:

1. Faça a manutenção regularmente: de modo geral, os principais problemas que afetam os veículos no inverno são: 

  1. Dificuldade para partida do motor; 
  2. Contaminação do óleo - ocorre quando o combustível condensado nas paredes dos cilindros escorre e contamina o lubrificante; 
  3. Contaminação do catalisador - momento em que o combustível não queimado sai pelo coletor de escape e se deposita nas paredes do catalisador;
  4. Possibilidade de quebra do sensor de oxigênio (sonda lambda) em razão de choque térmico. 

“Muitas vezes, a simples checagem do funcionamento de uma peça ou componente possui um custo reduzido e impede transtornos futuros no uso do veículo”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. 

2. Evite ligar o motor ao falhar a partida: a ação pode encharcar as velas do carro e comprometer totalmente o seu desempenho. Durante o inverno, com temperaturas abaixo de 17°C, os motores apresentam maior dificuldade para entrar em combustão e seguir com seu funcionamento normal. A sugestão de Mori é desligar o automóvel e aguardar até que o combustível evapore.

3. Verifique o sistema de partida a frio, ignição e injeção: as baixas temperaturas dificultam a atomização do combustível, provocando a formação de líquidos que têm maior dificuldade para entrar em combustão. “Se o sistema não estiver funcionando corretamente vai provocar dificuldades ou até mesmo impossibilitar a partida a frio. Nesses casos, basta averiguar o correto funcionamento do sistema de injeção, ignição e partida a frio”, diz Mori. 

4. Fique atento ao nível de combustível: para veículos que não contam com luz de indicação no painel, o consumo de gasolina desse reservatório é muito baixo e, no Brasil, durante a época de queda da temperatura, sua capacidade é reduzida. Normalmente, o abastecimento do sistema ocorre de uma a duas vezes nesse período.

“Para quem tem um veículo flex, um cuidado adicional é, após a troca de combustível, percorrer de 10 a 15 quilômetros antes de desligar o motor por um longo período. Isso porque é necessário que o sistema de controle do motor reconheça o novo combustível”, informa Mori.

Soluções recomendadas

Além dos cuidados e manutenção que devem ser realizados regularmente, a Niterra possui soluções que podem ajudar os motoristas e mecânicos durante os dias mais frios, tais como:

  • Atendimento ao consumidor voltado a orientações e itens que o cliente pode medir para que o seu mecânico de confiança examine no veículo;
  • Atendimento personalizado endereçado aos mecânicos com informações sobre as diferenças entre os sistemas, como efetuar a verificação dos componentes e saber quais peças (códigos das peças) devem ser aplicadas;
  • Serviço de suporte para autopeças, distribuidores e seus clientes.

Para mais informações sobre os serviços da Niterra, acesse o site
 

Sobre a Niterra

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a Niterra é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: Link.
 

Assessoria de Imprensa 

Gabrielle Pepato (Consultora de Comunicação) - (11) 9 94164-1004

João Ribeiro (Assistente de Comunicação) - (11) 9 8151-3704

Fabiano Oliveira (Gerente de Comunicação) - (11) 9 9287-5957 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp