Referência nacional em doces e guloseimas e maior exportadora do país no setor, presente em 80 países, a Docile confirma presença nas duas maiores feiras mundiais do segmento de doces: ISM, na Alemanha, em abril, e Sweets & Snacks, em maio, nos Estados Unidos. O objetivo da empresa, além de estar mais próxima de clientes americanos e de toda a Europa, é mostrar algumas das novidades da marca e prospectar novos negócios.
“Estar em contato com o mercado global é mais uma forma de elevar as nossas entregas e disputar de igual para igual com os concorrentes internacionais”, pontua o gerente de exportação da Docile, Cristian Ahlert. Para ele, a participação nesses eventos garante a expansão da praça de atuação e, na via contrária, agrega uma troca de informações muito rica, que traz insights para o trabalho da empresa no Brasil.
“Temos a oportunidade de acompanhar a evolução do mercado, o que está sendo pensado lá fora, e de trazermos inspirações para os nossos produtos, tanto os que exportamos quanto os que lançamos no mercado interno”, afirma Ahlert. Assim como alguns dos produtos Docile -- empresa 100% brasileira -- são adaptados para exportação, de acordo com a preferência dos consumidores de cada país onde a marca está presente, muito do que é visto no exterior tem potencial para ganhar novos contornos e encantar os clientes no Brasil.
O marshmallow, tradicional nos Estados Unidos, é um exemplo de sucesso da Docile no mercado interno. A empresa inovou ao fabricar, no país, o primeiro marshmallow recheado e, numa adaptação genuína ao gosto brasileiro, criar o marshmallow pipoca doce. “São boas ideias colocadas em prática com o suporte do nosso departamento de P&D, o que reforça que qualidade e inovação, juntas, podem gerar ótimos resultados”, aponta o gerente.
Segundo Ahlert, há muitos exemplos de insights externos para o portfólio da Docile, comoGoma Gurt, Minhoca Azedinha e Pastilha. “A cada ano que passa, intensificamos essas trocas e procuramos obter os melhores resultados dos conhecimentos adquiridos.”
Collab especial
Para traduzir a doçura e a gentileza que a Docile quer espalhar mundo afora, a Spirito Santo desenvolveu as camisas que serão usadas pelo time de exportação a partir de abril, na Alemanha. Uma collab especial, com duas empresas brasileiras que inovam para encantar seus clientes.