A Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma ferramenta importante e indispensável no processo de inovação das empresas, seja na utilização para atualização de processos internos e externos, mas, sobretudo, na implementação de melhorias nas relações com os consumidores. De olho nisso, o Justo, supermercado 100% digital líder em vendas online na América Latina, ao iniciar a reformulação do seu novo programa de benefícios, o Clube Justo, utilizou os recursos da ferramenta Chat GPT - chatbot de inteligência artificial de conversação avançada que utiliza algoritmos de aprendizagem, pautados em dados disponíveis na internet mantidos em seu banco de dados para compreender e gerar respostas semelhantes às humanas - para entender melhor a percepção dos programas de fidelidade ou adesão oferecidos pelos supermercados tradicionais e clubes de preços. Com base em informações que trazem a real necessidade que os clientes buscam quando se trata de programas de fidelidade, lança o novo programa de benefícios Clube Justo cheio de novidades, com um modelo fácil e transparente, sendo que clientes que tenham feito e recebido sua primeira compra já podem se cadastrar gratuitamente no site ou app do Justo para participar. Sob o mote "Fidelidade não se cobra, se recompensa”, o Justo acredita que a fidelidade é construída no dia a dia, em pequenos gestos e de maneira recíproca, já que clientes fiéis merecem benefícios que melhorem em sua experiência de compra, sem serem cobrados por isso. Para os membros, o Clube Justo oferece diversos benefícios exclusivos, entre eles cashback em centenas de produtos; frete grátis sempre; cupons exclusivos diariamente; bônus no dia do seu aniversário (R$ 50); horários de entrega preferenciais; acesso exclusivo à coleção “Experimente por R$ 2,99”. Além disso, os participantes do clube de vantagens também poderão ganhar um saldo a ser utilizado no site a partir da indicação de novos participantes. “Nosso principal objetivo é tornar o Clube Justo parte fundamental da proposta de valor para melhorar ainda mais o nosso relacionamento, assim como a retenção do nosso cliente. Tanto para o cliente, que já compra conosco e conhece a qualidade dos produtos e serviços que entregamos, quanto para o cliente que ainda não experimentou comprar no Justo e agora tem mais esse incentivo para nos conhecer, o Clube Justo proporciona uma experiência em um programa de relacionamento com benefícios exclusivos, além, claro, de recompensar a fidelidade de nossos clientes, que abastecem as suas casas conosco” conta Flávio Groger, Gerente de CRM do Supermercado Justo. Para se manter membro basta realizar 2 compras mensais, no valor de R$200 em cada uma delas. Vale destacar que em seu portfólio de produtos o Justo oferece mais de 6.000 itens - frutas, legumes e verduras, incluso opções orgânicas, carnes e peixes sempre frescos, bebidas, itens de despensa, higiene pessoal e beleza, casa e limpeza, entre outras categorias. É preciso ressaltar que o Supermercado Justo é 100% digital, com o propósito de usar a tecnologia e os dados para promover o comércio mais justo, comercializar sob o uso consciente de recursos e oferecer um atendimento personalizado com atenção aos detalhes raramente vistos. Também estimula o consumo de produtos mais frescos eliminando os intermediários e mantendo a operação digital, a empresa opera com produtos de produtores locais que vão do fornecedor ao armazém, e de lá para a casa dos clientes, sem perder a qualidade ficando em prateleiras ou passando por longos processos logísticos. |
Saiba mais sobre o Justo: Líder no setor de supermercados on-line na América Latina, o Justo tem operação desde 2019 no Brasil, México e Peru e pratica o comércio equitativo por meio da comercialização de mais de 6.000 itens - com uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, incluindo opções orgânicas, além de carnes e peixes sempre frescos, bebidas, itens de despensa, higiene pessoal e beleza, casa e limpeza, entre outras categorias. Com destaque para os alimentos in natura que, graças à inteligência de dados desenvolvida pela empresa, têm tempo reduzido em estoque, assim não perdem sua vida útil na prateleira. O Justo projeta, desenvolve e implementa a tecnologia que embasa os diferentes processos da empresa, incluindo a gestão de estoque e separação de produtos, operações e logística, o que permite entregar pedidos completos com economia de tempo e dinheiro. Entre os seus diferenciais está toda a experiência e o cuidado minucioso com cada detalhe no processo, passando pelo momento em que recebem os produtos, a maneira que organizam seu estoque, a seleção dos itens do pedido, embalagens e entregas próprias, inclusive fazendo com que o consumidor sinta que foi ao supermercado pessoalmente. Além disso, o Justo utiliza fornecedores de produtos frescos, dentre eles produtores familiares chefiados por mulheres, segundo dados da Muda Meu Mundo, marketplace que reúne demandas mais justas no sistema. É importante ressaltar que o Justo tem compromisso social e é parceiro de ONGs como o Banco de Alimentos, por exemplo. Investe em desenvolvimento profissional, especialmente por meio da Trilha do Estágio, programa interno que oferece masterclasses com a liderança e benefícios sólidos para jovens em início de carreira. Na área de sustentabilidade é preciso destacar a substituição das sacolinhas de plástico pelo modelo em papel, uma forma de também impactar positivamente na cadeia de funcionários, produtores, clientes e parceiros. Já para a indústria, a empresa oferece dados estatísticos relevantes via Justo Insights, plataforma própria que organiza informações sobre comportamento de compra e favorece a tomada de decisões. |
Informações à imprensa - JUSTO Brasil: MktMix Assessoria de Comunicação Tânia Otranto / Balia Lebeis / Roberto Ethel |