02/03/2023 às 11h48min - Atualizada em 05/03/2023 às 00h03min

Licopeno: poderoso antioxidante presente no tomate

Ele é capaz de proteger as células do nosso organismo, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer

SALA DA NOTÍCIA Tatiana Ferrador
Tomate BR
Divulgação

Versátil e saboroso, o tomate faz parte da rotina alimentar dos brasileiros e pode ser consumido in natura, em molhos, geleias, processado, entre outras combinações.
O que poucos sabem é que o tomate é rico em um poderoso  antioxidante, o licopeno, que  é  capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer. Um estudo divulgado pelo Front Pharmacology mostrou que o licopeno pode ajudar na melhoria da função vascular e na prevenção de doenças do coração. Outra pesquisa publicada no International Journal of Nutrology afirmou que, graças à sua grande capacidade antioxidante, o licopeno é capaz de atingir concentrações elevadas no tecido prostático, e com isso, ajudar na prevenção do câncer de próstata.
O licopeno, que é o carotenoide também é responsável por dar a cor vermelha ao tomate, é um nutriente encontrado em um número limitado de alimentos, e, além disso, o organismo não é capaz de sintetizá-lo; dessa forma, o licopeno é obtido exclusivamente por meio da dieta alimentar. 
 O processamento de alimentos tem demonstrado aumentar a biodisponibilidade de licopeno, devido à liberação da matriz do alimento. Com isso, molho de tomate e purê de tomate são tidos como melhores fontes biodisponíveis de licopeno do que as demais fontes de alimentos não cozidos, tais como o tomate cru.
A quantidade sugerida de ingestão de licopeno varia de 4 a 35mg/dia. Quanto mais vermelho o tomate, mais licopeno ele tem. E ele é melhor absorvido quando cozido ou combinado com gorduras saudáveis, como azeite de oliva e abacate. Para se ter uma ideia, o tomate cru tem em média 2,7 mg de licopeno a cada 100 gramas, enquanto o molho de tomate tem 21,8 mg.
A Tomate BR, entidade criada para levar aos consumidores informações claras e precisas sobre a importância do produto, traz ainda um panorama sobre o tomate, desde a obtenção da matéria-prima (produção agrícola e processamento), até sua chegada à gôndola e milhões de lares.
A Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, representa mais de 80% do mercado brasileiro de atomatados e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável e viável economicamente, dirimindo impactos e buscando soluções benéficas a todos os envolvidos.

Sobre a Tomate BR: A Tomate BR, Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, que representa mais de 80% do mercado focados em estabelecer Princípios de Valorização e Rentabilidade da Cadeia, ofertando produtos com controle e padrões de qualidade e segurança.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp