18/01/2023 às 10h58min - Atualizada em 18/01/2023 às 10h58min

Cooperativa Arte Peixe põe “Atafona em Movimento” com fortalecimento da comunidade

Oficina de bijuterias com escamas acontece nesta quarta, com vagas limitadas

Assessoria com Redação

A Cooperativa Arte Peixe, em parceria com o Instituto de Agroecologia e Meio Ambiente (Iama), através do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), prometem movimentar a praia de Atafona, com apoio da Prefeitura de São João da Barra, com muitos cursos de capacitação e eventos culturais envolvendo empreendedores, comerciantes e toda a população local no projeto “Atafona em Movimento”. A primeira Oficina, “Sabores da Pesca”, aconteceu em dezembro do ano passado e nesta quarta-feira (18) acontece a primeira Oficina de Artesanato.

O primeiro módulo da Oficina de Artesanato, traz o curso de bijuterias com escamas de peixe, onde as mulheres vão aprender o processo de tratamento, lavagem, secagem e armazenamento das escamas, assim como técnicas de tingimento, corte, montagem e embalagem das peças. Além disso, o curso vai introduzir técnicas de apresentação nas redes sociais, lojas virtuais e abertura de MEI.

“A primeira importância da Oficina de Bijuteria de Escama de Peixe é o cuidado com o meio ambiente, ela também é fonte de geração de trabalho e renda, além de valorizar a transformação do que vem da pesca, mas a principal importância dessa oficina é o potencial de fazer com que mulheres se encontrem como empreendedoras”, disse Fernanda Pires, presidente da Cooperativa Arte Peixe.

Foram apenas 10 vagas para o curso, que acontece das 14h às 18h, no Salão de Festas da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, ao lado da sede da cooperativa. 

Fortalecendo Atafona

O “Atafona em Movimento” é um subprojeto aprovado em chamada de projetos de Educação Ambiental e geração de renda para a comunidade pesqueira da Região Norte Fluminense, do Funbio. Um projeto de compensação ambiental vinculado a Termo de Ajustamento de Conduta, com recursos advindos de multas.

O Iama é proponente do projeto e, junto com a Cooperativa Arte Peixe, desenvolveu o “Atafona em Movimento”, com objetivo principal de fortalecer o turismo de base comunitária.

Além das oficinas, ao longo dos 18 meses do projeto iniciado em outubro de 2022, o projeto prevê eventos envolvendo empreendedores e agentes culturais locais, atraindo o turismo para Atafona, durante e depois da alta temporada de verão.

O “Atafona em Movimento” também tem objetivo de fortalecer a organização da Cooperativa Arte Peixe com capacitações sobre normas sanitárias estaduais, introdução de gestão cooperativa de empreendimentos cooperativos e capacitação contábil.

“O projeto Atafona em Movimento é importante, para a Cooperativa Arte Peixe, porque elas são uma cooperativa de mulheres que já é referência na nossa região e produzem algo diferenciado, tendo como base o pescado, que tem um grande potencial produtivo. Outros projetos já foram desenvolvidos aqui, que fortaleceram a parte de estrutura física, com aquisição de materiais, por exemplo, mas o Atafona em Movimento vai além disso, ele fortalece a cooperativa com aquisição de equipamentos que vão melhorar a cozinha e viabilizar a utilização o quiosque, mas também com ações que vão fortalecer a organização interna, com capacitações, suporte técnico e direcionando esse potencial que elas têm para ganhar outros mercados. Para a Comunidade, o Atafona em Movimento tem a função de fortalecer o turismo de base comunitária e os eventos vão ajudar nisso, principalmente na geração e renda e através das capacitações e oficinas, que também são abertas ao público”, disse Lucimara Cruz, coordenadora do projeto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp