09/07/2021 às 16h11min - Atualizada em 09/07/2021 às 16h52min

Programa Imagens em Movimento completa 10 anos

Nestes 10 anos do Programa Imagens em Movimento, 1230 estudantes de escolas públicas brasileiras com idade entre 9 e 18 anos participaram de 75 oficinas de Cinema e 85 professores de 4 cursos de formação em Pedagogia do Cinema, totalizando mais de 2000 beneficiários diretos, além de membros do corpo docente das escolas e pais e familiares dos alunos, beneficiados indiretamente.

DINO
http://www.img-mov.com.br
Estudantes de escolas públicas participaram de oficinas


O Programa Imagens em Movimento inicia sua décima edição levando a linguagem audiovisual para a rede pública de ensino. Durante todos esses anos, ele vem trazendo para as escolas do Rio novas possibilidades pedagógicas, por meio de oficinas de cinema gratuitas oferecidas aos estudantes e de cursos para educadores, além de mostras de filmes. Através de uma parceria pioneira na América Latina, o projeto é responsável pela integração de escolas públicas municipais brasileiras com a rede internacional "Cinema, cem anos de juventude", coordenada pela Cinemateca Francesa, que reúne organizações de 15 países.

Na pandemia não seria diferente e a equipe criou uma maneira de atender as escolas de maneira virtual. As oficinas acontecerão de maneira remota. As aulas iniciam 12 de julho e vão até 27 de agosto. O novo formato online permitirá ampliar o número de beneficiados. Segundo Ana Dillon, coordenadora do Programa Imagens em Movimento, a presença de jovens de diversos contextos culturais e geográficos será muito bem-vinda e apropriada ao trabalho, já que as ações sempre foram pautadas por uma estrutura em rede.

Nestes 10 anos, 1.230 estudantes de escolas públicas brasileiras com idade entre 9 e 18 anos participaram de 75 oficinas de Cinema e 85 professores de 4 cursos de formação em Pedagogia do Cinema, totalizando mais de 2.000 beneficiários diretos, além de membros do corpo docente das escolas e pais e familiares dos alunos, beneficiados indiretamente. Mais de 100 curtas-metragens foram produzidos nas oficinas e integraram diversos festivais de filmes estudantis, nacionais e internacionais, e entre estes, 10 foram exibidos na Cinemateca Francesa, em Paris, com a presença de alguns alunos realizadores.

A cada final de ano, o Programa Imagens em Movimento realiza também uma Mostra Itinerante em salas de cinema de diversas regiões da cidade, com as produções feitas pelos alunos participantes das oficinas e os filmes resultantes das ações internacionais parceiras. As projeções são seguidas de debates entre os jovens realizadores e convidados e todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. O evento tem uma nova edição prevista para dezembro deste ano. A equipe do projeto dará prioridade ao formato presencial caso as condições de saúde pública o permitam.



Website: http://www.img-mov.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp