28/06/2021 às 11h21min - Atualizada em 28/06/2021 às 14h56min

Autor brasileiro lança romance entre casal homossexual no Dia do Orgulho Nacional LGBTQIAP+

Em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho), o Grupo Editorial Portal lança o livro “Sobre nós e o infinito”, de Gilberto Nascimento. O romance conta a história de um jovem escritor com um de seus fãs, um homem mais experiente. Um jogo de conflitos, intrigas e até segredos a serem desvendados

DINO


Uma das datas mais importantes para a comunidade LGBTQIAP+ do mundo todo, o 28 de junho é dedicado a celebrar o orgulho, a visibilidade e a igualdade de gênero. Neste ano, o dia foi escolhido pelo Grupo Editorial Portal para o lançamento do livro "Sobre nós e o infinito", do autor mineiro Gilberto Nascimento, que conta a história de um casal homossexual que se defronta com um amor que tenta vencer os dilemas diante da diferença de idades entre os dois.

Quinta obra de Nascimento, o livro, a ser lançado como e-book e também no formato impresso, com pré-venda no site da editora a partir de 28 de junho, foi escrito entre outubro de 2020 e o início de 2021, durante a pandemia, após uma sensação de travamento com a escrita, talvez por conta do cenário atual, como define o autor. A temática escolhida ele conhece bem. "Sou homossexual e, no nosso mundo, existe muito disso: pessoas novas que não querem ter relacionamento com outras mais velhas. No livro, eu quis mostrar o contrário, um homem mais velho que tenta fugir de um romance com um jovem, por medo da diferença de idade. Uma situação que, infelizmente, existe na nossa sociedade LGBTQIAP+", explica. Mesmo sendo uma inspiração um tanto pessoal, o autor diz que o livro não possui qualquer traço autobiográfico.

O enredo da obra é centrado no casal Lorenzo, um escritor, e Dante, um fã dele e dono de uma vinícola. O romance se desenrola quando Dante convida Lorenzo para uma viagem ao Rio Grande do Sul, como tentativa de instigá-lo a ter inspiração para suas obras. Antes mesmo de os dois partirem ao destino, uma chama entre eles se acende. A paixão explosiva tem seu auge com o início de uma relação sexual - a primeira vez de Lorenzo. Depois disso, eles partem juntos para o sul do país. A viagem que prometia momentos inesquecíveis, traz, ao mesmo tempo, intrigas e segredos que interferem nesta história de amor homossexual. "É um livro que estava finalizado para uma produção independente, mas quando tive a oportunidade de ter a editora para avaliar o manuscrito, o revisei e reescrevi algumas cenas", conta Nascimento. "Acredito que os leitores vão gostar da história", completa.

Gilberto Nascimento revela que foi um amigo que lhe contou que o Grupo Editorial Portal estava selecionando novos autores, despertando seu interesse em apresentar sua obra para análise. Em seguida, os próprios leitores que o acompanham nas redes começaram a marcá-lo nas postagens da editora. "Entrei em contato, conversei, a editora avaliou o meu livro e deu certo. Assim começou uma relação de cumplicidade e de felicidade".

"Sobre nós e o infinito" não é a primeira obra com temática LGBTQIA+ escrita por Nascimento. Em 2017, ele lançou, de forma independente, o romance "Dois maridos e uma maldição", dividido em duas partes. "A primeira [parte] foi um sucesso e muitos leitores pediram a continuação", diz.

Peças, contos e romances
Gilberto Nascimento tem 28 anos e vive em Ipatinga, no interior de Minas Gerais. Iniciou sua carreira literária há 11 anos, com a publicação independente do romance cristão "A viagem inédita". Sua paixão pela escrita se desenvolveu a partir da elaboração de peças teatrais para escolas e de alguns contos que, posteriormente, evoluíram para romances completos. A inspiração literária principal do escritor foi a obra "Jogando xadrez com os anjos", de Fabiane Ribeiro. "Tenho o livro até hoje. Essa autora nacional é minha inspiração para escrever e para me tornar sempre um escritor maior e melhor".

A mãe do escritor, que é professora e adora ler, também gerou bastante influência no seu caminho profissional. "Eu amava ler histórias em quadrinhos que minha mãe comprava para mim". Nascimento pegou gosto pelas peças teatrais - seu gênero escolhido na época. Logo passou a atuar como ator.

Outro fato relacionado às memórias que tem com sua mãe e o contato com a literatura o marcou bastante: "ela comprou um livro e deixou lá na estante pegando poeira. Eu o achei tão interessante que comecei a ler. Conforme eu lia, ia produzindo pequenos contos, desenvolvendo personagens, cenas curtas", explica. Até que escreveu o seu primeiro livro, em 2009, um romance cristão, chamado "A Viagem Inédita". Além das experiências com a literatura e o teatro, Nascimento trabalha como promotor de vendas e cursa faculdade de Pedagogia. "Estou no último ano e pretendo, no ano que vem, atuar em minha área de formação", revela.

Literatura LGBTQIAP+
Como leitor, Nascimento afirma que seus olhos estão voltados atualmente para autores como Vinicius Grossos e Lucas Rocha, além de enxergar na literatura nacional um crescimento notável de obras com temática semelhante à sua. "Estou vendo que, graças a Deus, a sociedade LGBTQIAP+ está fazendo livros; editoras estão aceitando mais os manuscritos de romances de todas as siglas e gêneros. Antigamente não existia; quando escrevi ‘Dois maridos e uma maldição’, estava bem escassa a literatura LGBT no Brasil, mas agora está mais ampla. E as pessoas têm acatado a ideia, têm lido, têm discutido e demonstram que gostam das produções", opina. Sobre sua função social como escritor, Nascimento diz criar suas obras com uma ótica de espera por um futuro melhor para as próximas gerações, com o intuito de deixar a marca do amor no mundo. "Eu tento lutar e levantar essa bandeira, de que podemos conquistar o nosso espaço no mundo. Está difícil ainda? Está, mas aos poucos a gente vai chegando lá. A literatura LGBTQIAP+ está crescendo e avança. Está chegando onde queremos. Aos poucos a gente vai evoluindo", finaliza.

Sinopse
Lorenzo de Toni está experimentando o prazer do sucesso com seu primeiro livro quando entra no rol dos mais vendidos da editora. Apesar da glória, ele anda preocupado com a falta de inspiração para escrever uma nova história. Em meio ao seu momento de crise existencial como escritor, conhece Dante, um vinicultor charmoso e do tipo irresistível. Ele o convida para uma temporada entre os parreirais e o frio do inverno gaúcho, na esperança de dar ao seu admirado autor inspiração para um outro romance. Lorenzo não pensa duas vezes e aceita o convite para aquela viagem. Mas ele não contava que esse retiro romântico poderia virar um pesadelo quando o sócio de Dante, um ex-namorado, resolve surgir na programação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp