21/06/2019 às 18h49min - Atualizada em 21/06/2019 às 18h49min

Os tapetes de Corpus Christi em Campos

Cultura herdada pelos brasileiros

Erica Viana
Érica Viana
Tapetes de Corpus Christi
 
Apesar da Solenidade, ser uma festa litúrgica da Igreja Católica, os tapetes de Corpus Christi não são uma exigência religiosa e nem tampouco uma tradição universal. Trata-se de uma cultura herdada por nós, brasileiros, dos nossos colonizadores portugueses. Esse ato de devoção e adoração ao Santíssimo Sacramento, faz referência à passagem bíblica que relata os preparativos do povo de Jerusalém enfeitando as ruas para a chegada de Cristo.
 
No entanto, mais que uma expressão religiosa, os tapetes de Corpus Christi constituem a nossa cultura nacional e local, obras de verdadeiros artistas desconhecidos e muitas vezes adormecidos no interior de cada voluntário, que passa as vésperas da procissão debruçados sobre o chão a cuidar de inúmeros detalhes que quando se construirão imagens e envolveram a cidade numa beleza comovente, apreciada até por pessoas de outros credos.
 
Em Campos dos Goytacazes, comemoramos o 50º ano da tradição dos tapetes, e o 6º ano do Circuito de Tapetes Sustentáveis, ou seja, todos os materiais empregados nesse trabalho artístico são recicláveis e nenhum pode ser tóxico. Segundo Maria José Manhães, coordenadora da ornamentação de Corpus Christi na cidade, a maior parte das peças será transformada em adubo para pequenos produtores.
 
Além de igrejas, escolas públicas e privadas, e outras instituições como o Centro Dia do Idoso, Pequeno Jornaleiro, juntos confeccionaram um total de 90 tapetes e 150 passarelas.
 

Experiência própria:
Como voluntária, uma das coisas mais impressionantes é o espírito de solidariedade mútua entre os participantes e os curiosos que costumam incentivar e oferecer ajuda. E posso dizer que servir em Corpus Christi é praticar em todos os sentidos o humilhar-se para que o Rei soberano seja exaltado, honrado e glorificado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp