02/08/2022 às 11h22min - Atualizada em 02/08/2022 às 11h22min

Primeira semana do Lab Mais com mais de 1.500 educadores capacitados

Profissionais da rede municipal de ensino passam por treinamento para o uso dos laboratórios de Ciências, Matemática, Robótica e Brincar & Aprender, que estão sendo implementados nas salas de aula

Jornal Aurora - Redação
PMCG
“Estou muito grata por estar vivendo esse momento tão ímpar na nossa Educação. Esses dias têm sido muito interessantes para todos nós, educadores. Sem nenhuma dúvida, todo o corpo discente da rede municipal de ensino precisava desse incentivo e esses laboratórios vão ajudar muito na aprendizagem das crianças, despertando, nelas, a criatividade e a vontade de aprender. É um avanço para a aprendizagem dos alunos de Campos". A declaração da professora Nélia Neves, da Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz, é sobre a capacitação Formação Lab Mais: Ciências, Matemática, Robótica e Brincar & Aprender, que prossegue até sexta-feira (05), na Universidade Estácio de Sá, tendo começado na semana passada (dia 25). 

“Os laboratórios para as salas de aula e a formação continuada de nossos educadores são parte dos grandes investimentos que estamos e vamos continuar fazendo para perseguir e alcançar as metas do nosso Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), como a de promover a alfabetização na idade certa, que implica na valorização de nossos profissionais e na instrumentalização dos alunos, de forma a todos terem acesso à tecnologia, às ciências, às novidades no ensino-aprendizagem. Queremos uma escola viva, com alunos interessados em aprender e educadores motivados. É muito bom ver tantos profissionais da Educação participando de uma formação que irá ajudá-los a promover melhorias para os alunos. É importante ver que nossos professores, pedagogos e diretores estão animados e comprometidos com a reconstrução do ensino público municipal”, disse o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, que, feliz com a adesão dos educadores, contou que, somente na primeira semana, mais de 1.500 professores passaram pela capacitação.

Na primeira semana, a formação foi voltada para a prática de Ciências e Matemática. São três turnos de capacitação que, na próxima segunda-feira (2), ainda terá o mesmo público e já está com as vagas preenchidas para o Brincar e Aprender para os dois primeiros da semana e 4 e 5. Quem quiser, ainda pode fazer a inscrição (AQUI).

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, disse que o evento, que envolve a capacitação dos profissionais da Educação, tem um significado muito grande para toda a rede municipal. “É mais um passo do nosso Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), onde buscamos que as nossas crianças desenvolvam o seu pensamento e o aprendizado dos conteúdos do nosso ensino fundamental. Essa formação é essencial para que os professores aproveitem ao máximo os kits, que são ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem. O protagonismo dos professores da rede e de seus alunos irá contribuir para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico tão necessários nos tempos atuais”, disse Suzana.

A coordenadora Pedagógica Tânia Alberto também falou sobre o trabalho realizado esta semana. Ela reforçou que a capacitação foi um sucesso, com adesão maciça por parte dos educadores, com lotadas. Tânia explica que, ao todo, são nove salas na Estácio sendo utilizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, com 8 horas de formação, sendo 4 horas por semana, com troca de experiências pedagógicas, profissionais especializados, que conhecem o assunto, entendem dos laboratórios, propondo boas práticas e melhor organização da rotina pedagógica com o uso desses materiais.

“Tivemos dois encontros com diretores e pedagogos no primeiro dia de ação para esclarecer toda proposta, para apresentar as necessidades de ressignificar o conceito de uso de espaços e produtos multiusos na ação pedagógica com esses laboratórios, que são móveis e, com isso, a gente avança na questão do espaço físico. Esse é um grande diferencial na proposta: são laboratórios criados e adaptados à realidade de escolas que não possuem espaços exclusivos para laboratórios fixos. Esses ficam acondicionados em armários móveis e de fácil acesso para os professores poderem utilizar com os alunos. Foi uma aquisição em grande volume e que, certamente, vai dar um novo fôlego à prática pedagógica dos professores que precisam tanto inovar, criar outras possibilidades de aprendizagem, motivar os alunos e recriar a rotina de estudo perdida por conta da pandemia. Os educadores estão satisfeitos, porque entendem que dificuldade da rotina da sala de aula, que precisa de um contexto mais lúdico, inovador e com oportunidades de diversificadas de aprendizagens para ser efetivamente ,” contou Tânia.

ENVOLVIMENTO DOS EDUCADORES

Para a responsável pela Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), Talita da Silva Ernesto, esta primeira semana representou mais que preparar professores para o uso dos laboratórios e o resultado foi além do esperado.

“Esta primeira etapa registrou a vontade, o envolvimento, o querer fazer mais, a alegria! Os nossos professores terão mais prazer em resgatar e dar continuidade a uma prática pedagógica mais lúdica, consistente, com ferramentas tecnológicas que colaboram com uma didática mais problematizadora. Percebi a troca de papéis em muitas oficinas, o professor virou aluno com muita facilidade! Na de robótica, por exemplo, o professor precisou solucionar uma situação problema montando um parque e foi prazeroso ver a empolgação em montar algo mais criativo, a diversão, o entusiasmo em ser mais completo em relação às outras equipes. Na de Ciências, o encantamento foi notável com a apreciação dos materiais dos laboratórios serem tão completos e também o envolvimento entre os colegas de profissão na troca das práticas”.

Coordenadora do Lab Mais, Ludmilla da Matta disse que a avalição foi muito positiva. “Está todo mundo muito encantado com a aquisição dos laboratórios, da qualidade dos materiais e as possibilidades que os materiais trazem de recursos para a sala de aula. Avalio positivamente esta primeira etapa, teremos mais uma semana de formação e acreditamos que, em breve, vamos estar com todos esses laboratórios implementados nas salas de aulas da nossa rede”, finaliza Ludmilla.

A professora Sandra Coutinho trabalha na Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento e estava ansiosa para conhecer os laboratórios durante a capacitação. "Esse curso é muito enriquecedor e de muita importância para todos nós educadores. Com certeza vai ajudar muito, porque vamos ter a possibilidade de trabalhar o ensino-aprendizagem de forma concreta, os alunos vão ter a possibilidade de manusear, visualizar e ainda observar. Isso é muito bom e eu tenho certeza que vai despertar neles a vontade de aprender”, acredita Sandra.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp