07/07/2019 às 22h27min - Atualizada em 07/07/2019 às 22h27min

​ENCONTRO COM JESUS

Nós temos que nos despojar daquilo que fazíamos outrora

Bíblia Sagrada
Germando Santos
diariodoverde.com
Temos falado a respeito de Efésios 4, a partir dos versículos 17-19, quando o apóstolo Paulo disse: “... não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza”. Ele está falando para os cristão, os crentes. Ele não está falando para os incrédulos, mas para aqueles que creem no Senhor Jesus! Ele está falando que os cristãos de Éfeso não deveriam andar como andam os incrédulos ou gentios, porque os gentios, os incrédulos, é que andam pensando em si mesmos, estão vivendo na vaidade dos seus próprios pensamentos. Eles têm o seu entendimento obscurecido. Não têm nada a respeito de Deus. Vivem na base da fé natural.

Eles vivem de acordo com as cousas desse mundo, por isso eles estão sujeitos às leis desse mundo, às leis espirituais malignas desse mundo, quer dizer, às leis diabólicas. Eles estão com os corações obscurecidos de entendimentos alheios à vida de Deus, quer dizer, vivem uma vida totalmente contrária à de Deus, os quais tendo se tornados insensíveis, se entregaram à dissolução e às paixões da carne. Eles vivem assim, porque não conheceram a salvação, não tiveram um encontro como Senhor Jesus, e não é o pior, quer dizer, é terrível e cruel, mas o pior são aqueles que um dia tiveram o encontro com o Senhor Jesus e estão vivendo assim, isso que é pior; porque estes gentios que andam segundo os seus próprios pensamentos, na vaidade dos seus próprios pensamentos, conforme o seu entendimento obscurecido, andam alheios à vida de Deus, porque não tiveram oportunidade de conhecer Jesus. Mas aqueles que conheceram Jesus tiveram um encontro, experimentaram um dom espiritual, o dom glorioso de Deus, tiveram a sensação da presença d’Ele ou um encontro verdadeiro com Deus, e hoje estão vivendo como vivem os gentios. Para esses é muito pior.

A Bíblia diz que é impossível outra vez renová-los, porque estão crucificando Jesus para si mesmo; aliás, em Hebreus capítulo 6, versículos 4-6, diz assim: “É impossível, pois, que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia”. Quer dizer, o apóstolo Paulo está chamando a atenção dos cristãos para que não vivam mais, segundo os gentios, de acordo com o curso desse mundo. Ele diz em Efésios 4.20-22: “Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano”.

Nós temos que nos despojar daquilo que fazíamos outrora. Temos que viver uma vida limpa, uma vida de compaixão, de misericórdia. Temos que viver de acordo com Jesus, o nosso modelo, o nosso exemplo. Não podemos viver de acordo com as pessoas que não o conhecem, não tiveram um encontro com Ele. Se você verdadeiramente entregou a sua vida para o Senhor Jesus, então, você tem que viver de acordo com o Senhor Jesus, para preservar a sua salvação, do contrário, você vai perdê-la e a sua salvação é mais preciosa do que todo mundo. O que é mais importante na vida de um homem do que a sua própria vida? A sua vida é mais importante do que a vida do seu pai, da sua mãe, dos seus filhos, da sua mulher, do seu marido, porque se você perde a sua vida, você perde tudo. Mas se você ganha a sua vida, se você preserva a sua vida para a eternidade, então, você poderá ajudar os seus entes queridos. Há muitas pessoas que vivem a tentar salvar os seus entes queridos, tentar obrigá-los a ir à igreja, aceitar Jesus.

Nós não podemos fazer assim. Temos é que mostrar com a nossa própria vida, o nosso próprio exemplo cristão, cristalino, de que Jesus está em nós, e eles, com certeza, vão querer seguir este exemplo; agora, se o nosso exemplo é mal, é péssimo, então, eles também vão seguir este exemplo péssimo. “E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”. (Efésios 4.23,24). Quer dizer que nós temos que viver de acordo com Noé, que era justo e reto, como também Jó e Daniel, aliás, três homens especiais na Bíblia, que Deus faz referência a eles com um certo orgulho, porque eram homens, segundo a sua vontade, segundo o seu caráter. Temos que nos revestir desse novo homem, desse caráter cristão, caráter de Deus. É isso que agrada a Deus, é isso que nos faz abençoados, é isso que nos faz aptos para receber o dom da fé sobrenatural. É isso que faz avivar o nosso coração.
Já deu tudo certo!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp