A escolha da boa parte! A Bíblia nos apresenta duas mulheres que representam dois tipos de coração: Marta e Maria. Certo dia, estando o Senhor Jesus na casa onde moravam, “Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tivesse deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas cousas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só cousa; Maria , pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada” (Lucas 10.40-42).
Essa boa parte é a das pessoas sábias, prudentes, e que procuram preservar suas vidas por toda a eternidade. Tudo no mundo passa, tudo cessa, mas aqueles que fazem a vontade de Deus, permanecem para sempre. Marta representa o tipo da pessoa que se preocupa com as coisas do mundo. Ela é igual a Orfa, aquela nora de Noemi, que voltou ao seu povo e aos seus deuses. Representa muitas igrejas, as quais se preocupam com o aspecto exterior do templo e do altar, mas dentro delas as pessoas estão morrendo à míngua, pois apesar da Palavra de Deus ser anunciada, é sem espírito, sem vida.
Marta representa também aquelas pessoas que estão preocupadas apenas consigo mesmas, suas roupas, seus cabelos, seu casamento... Ocupadas demais com as coisas dessa vida. Jesus disse: A árvore que meu Pai plantou, essa jamais será arrancada. É muito bom que você observe a sua própria vida; faça um exame do seu íntimo, seu coração. Como tem sido o seu coração em relação ao mundo e em relação a Deus? Faça um alto exame para verificar se você não está sendo iludido, talvez pelos seus próprios sentimentos, seu próprio coração. Aí está a razão pela qual muitos casamentos são verdadeiros fracassos. Observe o que está dentro de você. Se você é um tipo de Marta ou Maria; se você está preocupada e inquieta com muitas coisas ou se escolheu a boa parte.
Muitas são as pessoas que têm mil desculpas para não ir à igreja. São pessoas que se preocupam consigo mesmas; querem dormir mais um pouco, ou ir à praia, enfim; tirar proveito de tudo, menos de buscar o seu Senhor. Essas são do tipo Marta. Para aquela pessoa tipo Maria, não tem praia, casa de campo, nada que impeça de estar junto ao Senhor, nada a impede de escolher a boa parte. Essa é a mulher sábia, prudente, virtuosa, a mulher que todo o marido deseja ter; a mulher a qual faz do Senhor a primeira pessoa na sua vida.
Quem muito se preocupa com as coisas do mundo, recebe pouco de Deus. Por isso a maior parte da vida dessas pessoas é de insucessos, decepções e derrotas, mas aquelas pessoas que escolhem a boa parte, podem constantemente experimentar o melhor de Deus. Essas são felizes, sabem viver, têm o Espírito Santo, são úteis à causa do Senhor e permanecem para todo o sempre na presença de Deus. Que Deus abençoe a todos em nome do Senhor Jesus.