06/05/2019 às 15h03min - Atualizada em 06/05/2019 às 15h03min

POLÍTICA: UM LEMBRETE DO VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA

O que é Política?

Leonardo Arueira
Leonardo Arueira
Arte Leonadro Arueira
O que é Política?

Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.

O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de pólis que designa aquilo que é público e tikós, que se refere ao bem comum de todas as pessoas. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público e ao bem dos cidadãos.

O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

Num significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição ou a forma de relacionamento entre diversas pessoas para atingir um objetivo em comum. A política de trabalho de uma empresa, por exemplo, é definida pela sua visão, missão, valores e compromissos com os clientes.

Como surgiu a Política?

O surgimento da política ocorreu na Grécia Antiga, quando se percebeu a necessidade da criação de regras de funcionamento e de organização das cidades gregas. O primeiro registro deste tipo de organização política aconteceu na cidade de Atenas e este sistema ficou conhecido como "democracia ateniense".

O nascimento da política foi necessário para organizar a forma de participação dos cidadãos na vida política e nas decisões relativas as cidades. As primeiras decisões políticas na Grécia foram relativas ao direito ao voto, que era garantido aos homens a partir dos 18 anos, e o direito de participação nas decisões ligadas as cidades.

O filósofo grego Aristóteles deu inúmeras contribuições para a concepção de política, a partir de seus estudos sobre a organização e o funcionamento das cidades gregas. De acordo com o mesmo, a função central da política era atender aos interesses dos cidadãos, devendo o interesse de todos ser a prioridade nas decisões tomadas pelo governo.

Ciência Política

É a ciência que estuda o funcionamento e a estrutura de uma sociedade, de um Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo a relação entre os elementos que estão no Poder (governo) e os cidadãos, as formas de organização de um Estado e os diferentes sistemas de governo que existem.

Assim, a Ciência Política trata da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, de segurança, salarial, habitacional, ambiental, etc.

A Ciência Política também é a área responsável pelo estudo da influência que os fenômenos políticos e sociais têm sobre uma determinada sociedade, sobre os comportamentos e as relações sociais e políticas.

Nos seus primórdios, a Ciência Política abordou a política a partir de uma perspectiva filosófica (através de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, etc.). Hoje em dia a pesquisa e os estudos na área das Ciências Políticas se relacionam com diversas outras áreas de estudo, como História, Antropologia, Filosofia, Economia e Direito.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp