27/03/2019 às 19h45min - Atualizada em 27/03/2019 às 19h45min

Um salve a Campos

Paolla Clayr
Google Imagens
Em 28 de março de 1835, a  chamada Vila de São Salvador é elevada à categoria de cidade, com o nome de Campos dos Goytacazes. Hoje completa 184 anos da sua maioridade, mas enquanto Vila, foi fundada há 342 anos. Considerando que o Brasil possui 519 anos, Campos se apresenta como uma das cidades mais antigas do território nacional.

O passar dos anos são necessários para a formação sóciohistórica local, para a manifestação cultural e as peculiaridades de cada região. Muitos fatores criam a Imagem da Cidade, sendo essa imagem um indicador muito utilizado dentro dos pensamentos urbanísticos. Esse conceito de imagem urbana foi i
nicialmente abordada por Lynch, um famoso urbanista americano.

Em seu livro, 
ele destaca a maneira como percebemos a cidade e as suas partes constituintes, no qual pessoas eram questionadas sobre sua percepção da cidade, como estruturavam a imagem que tinham dela e como se localizavam espacialmente no lugar. Esses elementos mostraram que a percepção é feita aos poucos, já que é impossível apreender toda a cidade de uma só vez.


Nesse 184º aniversário de Campos dos Goytacazes, te convido a imaginar a cidade que você percebe todo dia quando sai de casa, vai para o trabalho, caminha pelas ruas ou procura um sombra. Valorizar as imagens que se formam diante de você podem te transformar num agente atuante na cidade, capaz de identificar pontos de importância histórica, sinais de alerta, pontos de negligência e tantos outros fatores que só você é capaz de levantar.

O seu papel de observador passa a ser de agente fiscalizador do seu caminho, você tem o poder de fazer uma cidade melhor se souber identificar os problemas e potenciais só dos lugares que percorre diariamente. Nenhum urbanista, gestor municipal ou qualquer outro profissional saberá ver como você vê, por isso a participação popular nas decisões urbanas é tão necessária.

Eu desejo para Campos muita saúde, paz e sucesso. Igual aniversário de gente. Eu entendo a cidade como um ser vivo, que pulsa, que sente dor, que fica feliz, que precisa de carinho. Parabéns, Campos. Te desejo habitantes que saibam te imaginar, saibam te reconhecer.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp