21/10/2021 às 10h50min - Atualizada em 21/10/2021 às 10h50min

Campos: Curso sobre Intolerância Religiosa e Racismo Estrutural começa neste sábado

Jornal Aurora - Redação
Foto: Divulgação
A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) realizará vasta programação em alusão ao 20 de novembro intitulado “Novembro Negro: Conceição de Maria Vive”. No próximo sábado (23), terá início o Curso de Imersão sobre Intolerância Religiosa e Racismo Estrutural, gratuito e com carga horária de 32h, direcionada aos profissionais da assistência social, cultura, saúde e educação. As aulas acontecerão nos dias 23 e 30 de outubro e 6 e 13 de novembro. A subsecretaria é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. As inscrições pelo link abaixo (AQUI).
 
No dia 20 diversas atividades acontecerão na Praça São Salvador com a presença de resistências culturais da cidade: capoeira, boi pintadinho, samba de roda, folia de reis, jongo, serviços de saúde, entre outros. No mesmo dia, será inaugurado o Disque Direitos Humanos , que constitui-se em um importante canal de denúncia para combate às violações de direitos humanos, sejam eles relacionados ao racismo, a intolerância religiosa, a LGBTfobia, dentre outros.

A programação termina no dia 27 de novembro com o FALA PRETO/A! uma reunião ampliada com os movimentos negros da cidade para discussão da reestruturação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, aberta ao público geral que tem consciência racial e quer contribuir com a luta antirracista.

Segundo o subsecretário da pasta, Gilberto Totinho, referida data foi demarcada pelos movimentos negro evidenciando o protagonismo da luta negra e antirracista.

“Foi preparada uma programação extensa que contará com momentos de imersão, reflexão, construção de políticas públicas, diálogo com os movimentos negros, visibilidade, valorização das manifestações de resistência culturais negras, fomento a realização de ações coletivas no enfrentamento ao racismo e as demais formas de opressão”, explica.

O evento acontece em parceria com o Centro de Articulação de Populações Marginalizada (CEAP), a Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa do Laboratório de História das Experiências Religiosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ERARIR/LHER/UFRJ), o Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Extensão Serviço Social, Questão Racial, Direitos Humanos e Religiosidades (NUSSRADIR) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Rede de Professores Antirracista, o Fórum Municipal de Religiões Afro-Brasileiras (FRAB), e o Movimento Negro Unificado (MNU).

“Novembro Negro: Conceição de Maria VIVE”

CRONOGRAMA:

23/10 - Apresentação do curso e aula inaugural “História Social da Intolerância religiosa no Brasil”, com Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, uma das maiores autoridades no debate da liberdade religiosa;

30/10 - “Racismo institucional e movimentos negros: resistências e coexistências em Campos dos Goytacazes/RJ” e “Intolerância Religiosa em Campos dos Goytacazes”, com os Prof. Ms. Manuelli Ramos e Ms. Anderson Luiz Barreto;

06/11 - “Racismo, Religiosidades e Laicidade do Estado” e “Educação antirracista na prática”, com os Prof. Drª Lúcia Soares, Mestranda Maíra Carrera e Ms. Lavini Castro;

13/11 - “Reescrita da História da África” e “Raízes africanas e lutas em prol da tolerância”, com a prof. Doutoranda Mariana Gino, com a presença e aula de encerramento realizada pelos Babalawô Ivanir dos Santos, Babalawô Ekundayo Olalekan Awe, e pela Vossa Alteza Real, descendente direto de Obatalá, Príncipe Oluwo Baba Awo Bankole Jokotoye, chefe da família real de Onpetu, sul de Ogbomosó, no Estado de Oyó - Nigéria;

20/11 - Viva Conceição Maria: Revitalizando a memória da fundação Vovó Tereza através da cultura negra campista, Realização de um ato público com diversas manifestações de resistência culturais negras presentes em nosso município, tais como capoeira, jongo, maculelê, samba de roda; valorização da estética afro com oficina de turbantes e tranças; Boi pintadinho; folia de Reis; dança afro, passistas e bateria de escola de samba: percussão afro, banda de fanfarra: participação das comunidades tradicionais de matrizes africana, exposição de artesanatos locais; além de serviços de saúde.

27/11 - FALA PRETO/A! - Tema: Reestruturação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.


SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @redeauroraplay
 
 
 
 
Fonte: Ascom

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp