18/02/2020 às 15h52min - Atualizada em 18/02/2020 às 15h52min

Empoderamento feminino na comunicação é tema do programa ‘Se Liga na Fita’

Estiveram presentes no programa, as apresentadoras Ana Paula Farias e Patrícia Cabral e a radialista Raquel Vieira.

Redação
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por anos, as mulheres estão inseridas em uma sociedade padronizada, preconceituosa e, principalmente, machista. Taxadas como sexo frágil ou aquelas que devem ser protegidas, diversas causas vêm sendo apoiadas para eliminar essa cultura existente e mostrar o poder de participação social das mulheres. 

Para debater esse assunto de grande importância para à sociedade, que estiveram presentes no programa ‘Se Liga na Fita’ do último sábado (15), a jornalista e apresentadora da Record TV, Ana Paula Farias, a apresentadora do programa Five Live, Patrícia Cabral e a radialista, Raquel Vieira. Com apresentação de Daniel Carlos e comentários de Davi Rissi, o tema foi: Empoderamento feminino na comunicação.

As convidadas iniciaram a programação relatando como chegaram à área da comunicação. Durante o programa, foram debatidos diversos assuntos, como: mulheres na política, lugar da mulher na sociedade, o uso da internet nessa luta, etc.

Quando questionadas por um interespectador sobre a cota mínima de que 30%da lista de candidatos a partidos sejam mulheres, a Patrícia frisou a importância da participação feminina, e a investigação para saber se essas mulheres são, realmente, candidatas ou se estão apenas preenchendo cotas.

Desde 1997, a lei eleitoral brasileira exige que os partidos e as coligações respeitem a cota. Mas, o problema é que, mesmo com a lei, coligações e partidos têm registrado chapas com menos mulheres que o exigido. Isso tem feito com que coligações inteiras sejam impugnadas (contestadas) ou notificadas a ajustar o mais breve possível à composição.



Sobre o feminismo, a Raquel declarou que se sente representada pelo fato de que sempre pensou desta forma:

“A mulher pode fazer o que ela quiser. Que ela trabalhe na indústria, como mecânica, dentista, como pilota de avião. Não importa, a mulher tem que estar no local onde ela queira estar, e principalmente, se é o desejo dela de estar ali”, afirmou.

Segundo Raquel, todas passaram por algum momento na família em que a mulher era obrigada a ficar em casa cuidando do lar e dos filhos. “Antigamente tinha muito isso, eu ouvi da boca minha avó, e infelizmente, até nos dias de hoje a gente ainda tem isso. Homens que acham que tem o poder.”, declarou.

“Nós estamos sempre brigando para conseguir um lugar na sociedade. As mulheres hoje são bem representadas”, disse Patrícia.

Esse tipo de situação e pensamento ainda perdura nos dias atuais, mas vem, pouco a pouco, sendo combatido. Ainda sobre o assunto, Ana Paula Faria mencionou sobre o início da criação dos humanos e sobre o poder da mulher em gerar outro ser, mostrando a sua importância desde sua criação.

“A gente vê toda a devastação edeterioração do humano quando o homem quer fazer do jeito dele e impor a coisas como ele acha que é. Então, esse sistema que vem do patriarcal, do machismo, a gente ainda tem uma sociedade machista. E eu tenho referência na minha casa, de uma mulher batalhadora, guerreira e que criou dois filhos com muito suor. Meu pai trabalhando e ela também.” 

Ana Paula ainda falou sobre como a mídia vende e anuncia esse tema. “São valores morais que hoje estão sendo expostos dessa forma, como à falta de respeito com a mulher, como a falta de igualdade. E, quem bom que hoje as mulheres estão cada vez mais com essa coragem de mostrarem o seu valor.”

Novidade

Durante a programação, o apresentador Daniel Carlos anunciou a mais nova comentarista do programa. Luisa Paes Scala estará fazendo parte da bancada a partir do próximo sábado (22). O tema será sobre dicas de viagem para o carnaval.

O programa completo pode ser conferido na íntegra através do link:
aqui

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp