O Instagram é uma verdadeira caixa de surpresas: quando menos se espera, bombardeia as pessoas de atualizações e, ultimamente, aconteceram transformações: a alteração no algoritmo da plataforma, que trouxe mudanças no número de likes e comentários, atingindo diretamente o engajamento de diversos usuários e também a remoção dessa visibilidade nas postagens, que gerou grande controvérsia dentre os usuários que rentabilizavam os perfis baseados nessa interação (muitas vezes alcançada através da utilização de robôs e ferramentas de automação).
Porém, uma das atualizações que efetuadas a pouco tempo (e que quase ninguém sabe) é que existem três tipos de contas no Instagram: Pessoal, Profissional e Criador de Conteúdo. Cada umas delas tem os devidos diferenciais estratégicos para negócios e com certeza vai trazer a necessidade para mudar os tipos de conta.
Abaixo, detalhes dos benefícios trazidos por ela, os conceitos e o entendimento para que as empresas decidam qual melhor opção para o negócio:
Conta Pessoal
A conta pessoal do Instagram é ideal para pessoas físicas que desejam apenas utilizar a rede social para postar informações pessoais, seguir perfis e ter uma interação tradicional, sem necessidade de vender, gerar mais curtidas, entre outros resultados. É o modelo de conta padrão criada quando um perfil é feito no Instagram.
Conta Profissional
A conta profissional do Instagram é ideal para varejistas, negócios locais, marcas, organizações e prestadores de serviços. Através desse tipo de perfil, é possível ter os seguintes benefícios:
1. Obter maiores informações;
2. Saber mais sobre seguidores e ver como estão os desempenhos das publicações através de um painel analítico;
3. Criar promoções. Um perfil comercial permite criar promoções para alcançar mais pessoas;
4. É preciso adicionar botões, como por exemplo, de contato para que os clientes enviem e-mails ou liguem diretamente para a empresa.
Conta Criador de Conteúdo no Instagram
A conta de criador de conteúdo do Instagram é ideal para figuras públicas, produtores de conteúdo, artistas e influenciadores. Através desse tipo de perfil, é possível ter as seguintes vantagens:
1. Controles de perfis flexíveis;
2. Opção de ocultar ou mostrar informações de categoria e botões de contato no perfil;
3. Mensagens simplificadas. Uma nova caixa de entrada facilita o gerenciamento de solicitações de mensagens e a conexão com os fãs;
4. Mais ferramentas de crescimento para obter informações mais avançadas e alcançar mais pessoas.
Claro, independentemente do tipo de conta no Instagram que uma pessoa ou empresa costuma usar, é fundamental que seguir os passos primordiais de qualquer bom utilizador da plataforma: Conteúdo relevante - imagens interessantes - Constância.
Com essa regra básica, qualquer uma das três contas que for escolhida, resultará o máximo de aproveitamento possível e muitos likes e curtidas.