22/06/2023 às 17h00min - Atualizada em 23/06/2023 às 00h04min

Tenneco Brasil comemora recorde de 1.048 dias sem acidentes em sua fábrica de Mogi Mirim/SP

Conquista foi celebrada durante a realização da SIPAT. Evento na planta de Mogi Mirim contou com palestras do apresentador de TV, Cesar Urnanhi

SALA DA NOTÍCIA Marcel Bruno Salgueiro
DRiV Tenneco do Brasil
A planta da Tenneco de Mogi Mirim/SP, fabricante dos amortecedores Monroe, comemorou o recorde de 1.048 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. A conquista foi celebrada durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) que ocorreu entre 12 e 16 de junho, na unidade fabril onde são produzidos amortecedores da marca Monroe.Na ocasião, foram realizadas diversas atividades como palestras educativas, jogos, dinâmicas de grupo e workshops práticos para 100% dos colaboradores.

Entre elas, se destacaram as palestras ministradas pelo apresentador, influenciador e piloto de provas Cesar Urnhani, embaixador da marca Monroe. Realizando uma comparação entre a segurança automotiva e as rotinas dos trabalhadores em suas atividades, Urnhani apresentou aos colaboradores da Tenneco um paralelo de como ambas as situações exigem atenção e conscientização sobre a importância da segurança no dia-a-dia.

“Da mesma maneira que precisamos fazer uma verificação em nosso veículo para checar suas condições de uso, é importante ter essa mesma preocupação com os equipamentos que vamos operar”, explica Mauricio Gaisller, engenheiro responsável por saúde ocupacional e segurança do trabalho da planta de Mogi Mirim. “E também comparando nosso comportamento no trânsito, seguindo as regras de trânsito, placas de sinalização, uso de cinto de segurança e uso do celular. Da mesma forma, o trabalhador deve manter a atenção no trabalho, observar e obedecer a sinalização de segurança, não andar pela fábrica falando ao celular, andar na faixa de segurança e atravessar a rua pela faixa de pedestres”, conclui.


Houve uma menção especial aos operadores de empilhadeiras, já que suas condições de trabalho são muito semelhantes ao dirigir um carro. Outro foco das palestras de Urnhani foi em relação aos pedestres: “São o maior patrimônio da empresa”, ressalta Gaisller: “As palestras levaram os presentes a refletirem sobre a responsabilidade de cada um, de modo a garantir que todos cumpram as regras de segurança e voltem para casa de maneira íntegra”.

Segurança: Prioridade para a Tenneco

A marca de 1.048 dias consecutivos sem quaisquer ocorrências de acidentes com afastamentos na planta de Mogi Mirim registra um recorde que não era obtido pela planta desde 1999. Foram realizados diversos investimentos em políticas e programas de segurança, como afirma Edmir Sassiloto, gerente geral em Ride Control da Tenneco para a América do Sul: “Investimos em treinamentos educacionais regulares, fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, análise de risco no ambiente de trabalho, identificação e mitigação de condições inseguras, além do engajamento dos colaboradores na segurança do trabalho. Também foram investidos recursos para a proteção de máquinas, dispositivos ergonômicos, aquisição de equipamentos mais eficientes e protegidos e programas voltados a segurança do trabalho e meio ambiente”.

A empresa tem focado esforços na prevenção de ocorrências que podem contribuir com acidentes, mapeando condições potencialmente inseguras. “Em média, nos últimos três anos, a Tenneco tem realizado um trabalho forte na identificação desses riscos, o que contribuiu para atingirmos esse recorde”, ressalta Gaisller. Ele comenta, ainda, que a empresa tem um programa intitulado “Pare. Chame e Aguarde”, que dá autonomia para todos os colaboradores pararem suas atividades, chamarem sua liderança e aguardarem as orientações quando identificarem um risco à sua integridade física. Essa prática vem sendo utilizada diariamente, com treinamentos e comunicados, visando sua adoção por todo o quadro de funcionários.

Para Edmir Sassiloto a segurança no trabalho é um componente essencial para as operações da empresa: “Em todas as plantas da Tenneco tivemos a oportunidade de celebrar uma semana toda voltada para tópicos de segurança, com o tema: “Get Home Safe” (Volte para casa em segurança). Essa foi uma oportunidade para enfatizarmos que a segurança é a prioridade número um na Tenneco. É nossa preocupação colocar em prática as ferramentas e ações certas para fornecer um ambiente seguro para nossos funcionários. Adicionalmente, salientamos ações necessárias para garantir que eles cheguem ao trabalho com a mentalidade e a atitude corretas em relação à segurança”.

Sassiloto comemora o recorde obtido pela planta de Mogi Mirim, mas acrescenta que os objetivos não param por aí: “Tivemos a felicidade de promover a SIPAT em um momento onde superamos nosso recorde 1.048 dias sem acidentes com afastamento. No entanto, ainda não estamos satisfeitos. Estamos mitigando os riscos de acidentes para lesões leves, mesmo aqueles que não provocam o afastamento, pois, acreditamos que a saúde, segurança e bem-estar são os principais valores na Tenneco. Vale destacar que o nosso comportamento deve estar alinhado com a crença de que todas as lesões e incidentes são evitáveis, sendo que nossa meta é que todos os funcionários retornem para casa da mesma forma como chegaram na empresa, sem lesões ou ferimentos”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp