05/04/2024 às 20h57min - Atualizada em 05/04/2024 às 20h57min
Paraesporte/Enel comemora 13 anos com várias atividades neste sábado na Uenf
- Redação
Ascom
Transformar a vida das pessoas com deficiência por meio do esporte, buscando oferecer inclusão, autonomia, educação e saúde é o objetivo do Paraesporte/Enel. A proposta inicial do seu fundador, o ex-atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin vem sendo concretizada a cada dia, conquistando bons resultados.
" Nas eliminatórias de Atenas, em 2004, tive alguns problemas de saúde, que me levou a abandonar as piscinas nacionais e internacionais. Foram dias de desafios, mas não podia reclamar. Já tinha quatro medalhas de campeão da Copa do Mundo nos Estados Unidos, Canada, Brasil e China, representando meu país. A forma que encontrei, foi me dedicar a projetos sociais, em especial os voltados para pessoas com deficiência, surgindo a ideia de fundar o Paraesporte, que este mês completa 13 anos, sendo que há 7 anos em Campos, atendendo mais de 500 alunos", explicou o fundador Raphael Thuin.
As conquistam continuaram, em novembro passado o Paraesporte recebeu na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Prêmio" Brasil Mais Inclusão, na categoria João Ribas, como melhor projeto do país para pessoas com deficiência. Ao longo destes anos o Paraesporte, trouxe de Los Angeles a medalha de bronze. Em 2019, conquistou nos Jogos Mundiais de Verão das Olimpíadas Especiais , nos Emirados Árabes, as medalhas de prata no futebol e bronze no vôlei de praia.
No ano passado a equipe de futebol, conquistou na II Copa do Mundo de Futebol, em Detroit, nos Estados Unidos a medalha de bronze, evento que reuniu atletas de 24 países. Em julho deste ano, os atletas de bocha, futsal, e vôlei de praia vão participar dos Jogos Latinos Americanos, no Paraguai, e para continuar fazendo bonito os atletas estão treinando muito para novas conquistas.
Raphael Thuin, ressalta que a maior conquista dos atletas não são as medalhas, mas as oportunidades que vêm conquistando, como a inclusão, autonomia e o desenvolvimento social e educacional. Muito nos orgulha, de acompanhar a evolução de cada aluno. Jovens que viviam isolados da sociedade, mas que hoje formaram uma comunidade de amigos e campeões ", destacou.
Para marcar mais este aniversário, a equipe de profissionais do Paraesporte/ Enel preparou uma ampla programação que será comemorada neste sábado (6) a partir das 8h, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) , instituição educacional que abraçou o Paraesporte cedendo o espaço físico da Uenf para realizarmos as atividades. Atividades que vão reunir, professores, alunos e familiares, explicou o coordenador Fábio Coboski.