19/06/2023 às 18h09min - Atualizada em 20/06/2023 às 00h03min

‘Piracicaba será importante na neoindustrialização’, diz Alckmin a diretores do Simespi

SALA DA NOTÍCIA Luciane Anhão
www.engenhodanoticia.com.br
O presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, e o diretor financeiro da entidade, Gilberto Felippe, foram recebidos no último sábado (17), em São Paulo, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O encontro foi agendado pela deputada estadual Professora Bebel (PT), que também participou da reunião.
 
“O objetivo da agenda foi apresentar ao vice-presidente nossa disposição de contribuir com a construção e a consolidação de uma política industrial à altura do Brasil”, afirma Gomes. Para ele, Piracicaba precisa ocupar de fato seu lugar como protagonista neste cenário. “Temos um parque industrial diversificado e forte, que alavanca a economia de toda a região. O ministro Alckmin tem plena consciência dessa grandeza e esperamos que o governo dê a Piracicaba seu devido espaço, ouvindo nossas sugestões e atendendo nossas demandas”, completa o diretor financeiro do Simespi.
 
Durante o encontro que durou quase uma hora e meia, Alckmin lembrou que a indústria tem perdido participação no PIB (Produto Interno Bruto) nos últimos 40 anos. “Essa participação despencou de 30% para 11% nesse período”, diz o ministro. “Tivemos uma desindustrialização precoce. Agora, precisamos, não de uma reindustrialização, mas de uma ‘neoindustrialização’, calcada na digitalização, na inovação e na sustentabilidade”, destaca.
 
Alckmin diz que “Piracicaba tem tudo a ver com a neoindustrialização”, e justifica: “A transição energética se dá para a energia renovável como a eólica, fotovoltaica, de biomassa... Hoje, a cana-de-açúcar está na bioeletricidade, no etanol de segunda geração, na produção de vapor. Há possibilidades enormes para a cidade na produção de energia limpa, do hidrogênio verde. A cidade tem parque tecnológico, universidades e produção de pesquisa”, argumenta.
 
Outro assunto levado ao encontro pelos diretores do Simespi e pela deputada Bebel foi a instalação de uma universidade federal no campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Alckmin sugeriu a possibilidade de levar uma extensão da UfsCar (Universidade Federal de São Carlos) para o campus Taquaral, pedindo um levantamento de cursos de licenciatura – sugeridos por Bebel – e cursos para formação de mão de obra para a indústria, comércio e agro.
 
“O foco do nosso trabalho na Assembleia Legislativa tem sido não só a educação, mas também o desenvolvimento e a geração de emprego e renda”, explica a deputada Bebel. A nova batalha, segundo ela, é para conquistar a instalação de uma universidade federal em Piracicaba. “Estou disposta a ir onde for necessário para conseguir apoio e mostrar a importância desse projeto para a nossa região. Por isso, achei fundamental levar essa demanda ao ministro Alckmin junto aos representantes do Simespi”, completa. “Saí da reunião muito empolgada com a receptividade do ministro”.
 
RELACIONAMENTO
Erick Gomes lembra que uma das plataformas de trabalho da nova diretoria do Simespi, que assumiu no início deste ano, é a construção de relacionamentos com representantes das várias esferas políticas. “O Simespi é uma entidade apartidária e deve se relacionar com políticos das diversas vertentes ideológicas com um único propósito: defender os interesses da indústria e promover o desenvolvimento social e econômico da nossa região. Vamos dialogar com quem for preciso para que isso seja uma realidade”, destaca.
 
Crédito da Foto: João Paulo Silva
 
 
Assessoria de Imprensa Simespi
Equipe Engenho da Notícia
Cristiane Sanches (9.9183-1025 / comunica@simespi.com.br)
Luciane Anhão (9.9789-5418 / luciane@engenhodanoticia.com.br)
Marcelo Basso (9.9747-5586 / marcelo@engenhodanoticia.com.br)
Simespi – (19) 3417-8600
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp