13/06/2023 às 20h40min - Atualizada em 14/06/2023 às 00h04min

Fórum Ferrovias em Foco receberá importantes nomes para debater políticas públicas para o setor

Evento, dia 15 de junho, no auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contará com representantes do poder público e da iniciativa privada

SALA DA NOTÍCIA ViaBrasil Comunicação/Revista Sobretrilhos
freepik

Com objetivo de debater as políticas públicas, os desafios e as oportunidades hoje no País para o setor ferroviário, nesta quinta-feira (15), a partir das 8h, acontece o primeiro Fórum Ferrovias em Foco – políticas públicas para o setor. O evento, em formato híbrido, será realizado no auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Cidade Universitária, e deve contar com a abertura de Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo, entre outros representantes dos governos federal e estaduais. O evento também deve contar, em seus painéis, com nomes como Jader Filho, ministro das Cidades, Ismael Trinks, superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outros. Para se inscrever, basta entrar no site do evento e realizar o cadastro: https://sobretrilhos-eventos.com.br/ (Atenção: o encontro só está com vagas no formato on-line).

Jornalistas interessados na cobertura do evento devem se credenciar pelo e-mail imprensa@viabrasilcomunicacao.com.br ou pelo WhatsApp: (11) 98655-5258. O evento será híbrido e os veículos que forem cobrir presencialmente devem se credenciar com antecedência, informando nome completo do profissional, CPF e e-mail, pois será gerado QRcode para acessar o espaço do IPT. Já os que optarem pela cobertura on-line receberão o link de acesso à transmissão.

Dividido em quatros painéis, o fórum debaterá, durante todo o dia, os seguintes temas: Setor Ferroviário e as Políticas Federais, Setor Ferroviário e as Políticas Estaduais, Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco em Cargas, Programas de Investimentos e Desenvolvimento - Foco Passageiros/Sistemas (metrô e trens metropolitanos e expansão).

O evento reunirá representantes do setor ferroviário e metroferroviário, governos federal e estaduais, empresas ferroviárias, entidades de classe, acadêmicos e especialistas do segmento. O Fórum é organizado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Associação Latino-Americana de Ferrovias - Sede Brasil (ALAF/Brasil), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e ViaBrasil Comunicação/Revista Sobretrilhos. No encerramento, será realizado o lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).

Entre os nomes presentes e a confirmar estão Venilton Tadini, presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Ellen Martins, Superintendente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., Carlos Eduardo B. Magano e diretor de Infraestrutura do Porto de Santos, no primeiro painel.

Para o segundo painel, os convidados são Natália Resende, secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Lucio Lagemann, assessor de Logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Marcelo Oliveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso, Sandro Alex, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, André Luís Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste, José Luis Vidal, diretor executivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA).

O terceiro deve contar com Daniella Barros, diretora Regulatório de Mineração e Infraestrutura da Vale S.A., José Osvaldo Cruz, gerente técnico de Relações Institucionais da VLI, José Roberto Lourenço, assessor da Diretoria de Projetos e Obras (DIPO) da MRS Logística, Guilherme Penin, vice-presidente de Expansão e Regulação da Rumo Logística, Gustavo Cota, diretor de Operações de Ferrovia da Bahia Mineração (Bamin), Humberto Mota e diretor-presidente da Ferrovia Transnordestina logística S/A.

Por fim o quarto painel contará com Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, Alberto Epifani, coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Francisco Pierrini, CEO da ViaQuatro e ViaMobilidade CCR S.A., Joubert Flores, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Epaminondas Duarte Junior, chefe do Departamento de Anteprojeto de Engenharia do Metrô de São Paulo e Pedro Moro, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF) - O encerramento do evento marcará o lançamento oficial do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF). O IQF tem por objetivos e finalidades, promover a qualidade, competitividade e sustentabilidade no setor metroferroviário com o aprimoramento contínuo das competências. Manoel Botelho, secretário Executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, abrirá a cerimônia.

Idealizado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Associação Latino-Americana de Ferrovias - Sede Brasil (ALAF/Brasil), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o IQF terá como foco qualidade, tecnologia e inovação, sendo um marco para o segmento.


Serviço
Fórum Ferrovias em Foco – políticas públicas para o setor
Data – 15 de junho (das 8h às 20h)
Evento híbrido
Local – Auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária
Informações e inscrições: https://sobretrilhos-eventos.com.br/
(Atenção: as vagas para acompanhamento presencial do Fórum já estão esgotadas)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp