O mercado publicitário desempenha um papel crucial no estímulo ao crescimento de setores econômicos importantes no país. Segundo estudo realizado pelo Kantar IBOPE Media, as marcas investiram mais de R$74,1 bilhões em compra de mídia nos espaços publicitários brasileiros apenas em 2022, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.
A importância do mercado publicitário na economia baiana também é indiscutível, pois esse setor desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da região, impulsionando diversos segmentos e contribuindo para o crescimento sustentável. Através de estratégias de comunicação eficazes, a publicidade promove marcas e gera empregos. De acordo com estudo da Vanpro, em 2021, 53% das agências baianas aumentaram o faturamento, e em 2023, 70% das agências têm boas perspectivas para o futuro nos negócios, estimulando o consumo e fortalecendo a economia como um todo.
Através de campanhas publicitárias bem planejadas e estratégias de marketing eficientes, as empresas podem promover seus produtos e serviços, alcançando um público maior e aumentando suas vendas. Isso impulsiona o comércio, o turismo, os serviços e a indústria criativa.
Com uma atuação dinâmica e comprometida com o desenvolvimento do mercado publicitário na Bahia, a Associação Baiana do Mercado Publicitário desempenha um papel fundamental no crescimento do setor e valorização dos profissionais. “A ABMP reúne toda a cadeia publicitária, dos veículos às agências, passando pelos vários tipos de fornecedores especializados do mercado. Nossa missão é fomentar esse mercado através de pesquisas, ações de capacitação profissional, representação junto ao setor público e estímulo à geração de negócios”, afirma Lucas Reis, Presidente da Associação.
Cumprindo a sua missão, a ABMP reúne agências de publicidade, veículos de comunicação, profissionais autônomos, fornecedores de serviços e demais atores do mercado publicitário. A associação funciona como uma plataforma de colaboração e networking, proporcionando oportunidades de interação, compartilhamento de conhecimento e troca de experiências entre seus membros. “É muito importante fazer parte de uma Associação que tem uma visão holística do setor, conectando demandas específicas, como as de mídia exterior, nossa especialidade, com as do trade no geral”, comenta Leonardo Palma, sócio da Viva Mídia e associado ABMP.
Responsável pelo maior festival de Criatividade, Inovação e Negócios do Norte-Nordeste, o SCREAM – Salvador Creativity and Media Festival, a associação se engaja em ações que visam o fortalecimento do mercado publicitário local, atua como porta-voz dos interesses e demandas dos profissionais, buscando parcerias estratégicas com entidades governamentais, instituições de ensino e demais organizações relacionadas ao setor.
“O Scream Festival ocupa o espaço de principal evento de inovação e criatividade no estado, mostrando a relevância do papel do publicitário em identificar, discutir e apresentar aplicações das principais tendências disponíveis. O papel da publicidade para os anunciantes vai muito além de criar e veicular campanhas, mas também de fazer discussões sobre o futuro da estratégia dos seus negócios”, finaliza Aline Brault, sócia da Marcativa, a associada ABMP.