Para tentar alcançar o sucesso do negócio, é preciso traçar metas e objetivos, além de planejar e ter em mente todo o caminho que vai ser percorrido. Dependendo de como essa definição é feita, se torna praticamente impossível transformar em realidade o que foi planejado. É aí que muitas pessoas qualificadas se frustram. Por essa razão é fundamental estabelecer propósitos diários.
Luciano Auto, Consultor e Estrategista de Marketing com mais de 20 anos de experiência, destaca que é preciso definir metas e prioridades para seu dia. ”Começando pelo dia, semana, quinzena e mês. Quando chegar no final do mês, é preciso avaliar o que tinha que ser feito e o que eu queria que tivesse sido feito. A partir daí você consegue ter muito mais na mão o seu tempo. No momento que você define prioridades e metas realistas, você sabe para onde caminhar, você sabe analisar quando o paraquedas acontece, quando tem aquele momento de apagar incêndio”, diz.
O primeiro passo é definir quais as metas, para saber se aconteceu a realização ou não. É importante olhar para o que passou, como fechou o ano, qual foi o faturamento, quantos produtos foram trabalhados, o que teve de forma positiva e o que foi negativo e que serviu como lição. "Também é preciso sentar e registrar isso, seja no word, no excel, no powerpoint, em um caderno. Não fique esperando o modelo ideal, apenas faça”, orienta Luciano.
Como estabelecer as metas?
Além disso, as pessoas precisam colocar essas metas em uma linha do tempo. “Por exemplo, se eu quero realizar isso em outubro, eu preciso fazer um cronograma reverso para saber quando eu tenho que começar a criar ações para que isso se realize. Se tem que tá pronto no mês dez, eu preciso começar em julho”, afirma o estrategista de marketing.
Para facilitar as coisas também não existe um modelo ideal, é mesmo o calendário e olhar todos os meses do ano. É desenhar em cada mês quais ações precisam ser tomadas para alcançar o resultado esperado. “Isso vai te ajudar muito a ter um ano menos ansioso e muito mais focado, porque você vai saber quando começar cada ação e não vai ter aquela ansiedade de ter que começar várias coisas ao mesmo tempo”, diz.
A fim de que tudo isso aconteça é preciso ter espírito de realização. O grande problema dos negócios hoje em dia, não é falta de informação. Hoje, o empreendedor tem excesso de informação e essa abundância de dados ficam perdidas. Por essa razão, tem sua capacidade de execução muito diminuída por causa desse leque de opções. Todo mundo fica perdido sem saber como, quando e onde começar. É muito importante ter esse cenário de planejamento para que possa ser colocado em prática.
Fonte: onsultor
Luciano Auto - Consultor e Estrategista de Marketing com mais de 20 anos de experiência.
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