17/05/2023 às 14h15min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h44min

Dia das Mães: especialista dá dicas de como ter sucesso nas campanhas digitais e impulsionar vendas

SALA DA NOTÍCIA Antonia Futuro Bergamo
www.adsplay.com.br
Divulgação

O Dia das Mães é uma das datas mais especiais para as famílias brasileiras, e a segunda mais importante do ano para o mercado, ficando atrás apenas do Natal. E para tornar tudo mais mágico, a escolha dos presentes é feita com capricho. Segundo pesquisa da Behup, companhia especializada em comportamento humano, para a Globo, em 2022, 3 em cada 4 pessoas pretendem presentear não só suas mães, mas também mulheres que exercem esse papel com excelência. Por isso, esse dia se tornou uma ótima oportunidade para faturar mais nos negócios. 

Um levantamento da Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 90 mil lojas virtuais ativas, em 2022 o faturamento online de pequenas e médias empresas cresceu 6,8% em comparação a 2021, um total de R$ 142 milhões. Segundo Bruno Campos de Oliveira, CEO da ADSPLAY X e especialista em marketing digital, além das campanhas em canais mais tradicionais como Meta (Facebook, e Instagram) e Google Ads, a mídia programática pode ser um ótimo caminho para impulsionar as vendas. 

“Com a mídia programática, podemos otimizar as campanhas agregando novas audiências que nem sempre estão disponíveis nos canais de mídia digital mais tradicionais. Apenas para o Dia das Mães já são mais de 20 audiências focadas só na data". Além de Dia das Mães como termo amplo podemos segmentar as mães por estilo como clássica, geek, fashionista, super ativa. Ou ainda, segmentar seus filhos por faixa de renda, oferecendo ofertas que façam sentido para o orçamento atual da pessoa que quer presentear”, diz Bruno.

“Hoje trabalhamos com quatro grandes tipos de audiências: as de eventos especiais, com pessoas que consomem e interagem com datas comemorativas como o Dia das Mães; as de consumo, compostas por pessoas que buscam ativamente pela compra de um produto ou serviço na internet; as de comportamento que consideram lojas específicas que a pessoa visitou ou comportamentos recorrentes no ambiente digital; e as de perfil, que mapeiam dados como uso de cartões de crédito específicos, faixa de renda e outras características.

Ele completa dizendo que o uso da geolocalização pode ser essencial para o sucesso de campanhas de franquias ou grandes marcas, uma vez pode direcionar a compra para os pontos de venda mais próximos. 

Confira outras dicas para o sucesso da campanha:

  1. Público influenciador nem sempre é o público alvo

Em campanhas de datas comemorativas, o foco nem sempre é o consumidor final, porque a mãe não vai se presentear e, por isso, é preciso considerar quem inicia e influencia a compra. É preciso montar uma estratégia para impactar os potenciais influenciadores. “No caso do Dia das Mães, os tomadores de decisão são, geralmente, o pai ou o filho. Em um exemplo básico de mídia programática, podemos selecionar homens ou mulheres, idade, selecionar por grau de parentesco etc”.

  1. Planejamento

Dificilmente a mídia programática terá um resultado satisfatório se trabalhada sem um cronograma bem definido. “No caso de datas comemorativas, recomendamos a antecedência de 30 a 60 dias. A função da programática é ter um período maior de campanha, criando uma inteligência para poder criar um lead, impactando o target no dia e na hora do consumo”, diz Bruno. Mas ainda assim, a última semana é onde a mídia programática provavelmente trará mais retorno, por isso, o planejamento deve incluir a divisão do budget. “A última semana antes da data comemorativa é o momento que precisamos de fato impactar esse público, por isso é preciso destinar verbas diferentes do início da campanha até o momento da conversão”.

  1. Campanhas criativas

Com a mídia programática é possível, além de segmentar o público, definir o tipo de anúncio para cada um deles. Com antecedência, também é possível criar um storytelling de banners, criando histórias em sequência que completam uma mensagem.

  1. Inteligência de campanha

Ainda que inicialmente os pais, que nesse caso são o público final, não sejam o público alvo da campanha de Dia das Mães, é preciso entender o ramo de atuação. “Se estamos falando de um restaurante, por exemplo, é pertinente incluir o público final na campanha, pois ele pode ter poder de decisão ao fazer uma reserva para o almoço de domingo”. Os profissionais de Business Intelligence são os responsáveis por analisar os dados e otimizar as campanhas. “Nesse caso, a campanha ganharia força total na última semana, incluindo no próprio Dia das Mães”, explica Bruno.

“Por fim,  um formato bastante eficaz em datas comemorativas é o Mobile ADS, que impacta o target através de anúncios em dispositivos mobile, Android ou IOS, aproveitando micro momentos para anunciar a mensagem de sua marca.”, diz Bruno. “A hora do lazer também traz ótimas oportunidades para apresentar um novo produto ou serviço. O formato In-Game permite impactar o público de maneira orgânica e não invasiva, garantindo engajamento verdadeiro.”, 

São tantas possibilidades de segmentações e geração de insights possíveis que, em um mundo onde se fala cada vez mais de inteligência artificial, fica cada vez mais difícil deixar de considerar a mídia programática no dia a dia.


 
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