Boas práticas, estratégia e planejamento são o segredo para se alcançar resultados positivos em todos os setores. Na música isso não é diferente. Com cerca de 4 anos de atuação no mercado musical, assessorando carreiras de artistas como MC L da Vinte, Sidoka, Hot e muitos outros, Rafael Lemes, CEO da Andrade Leles, agência mineira especializada em gestão de carreiras e negócios artísticos, compartilhou algumas dicas para artistas que estejam em início de carreira.
Segundo o empresário, o primeiro passo para quem está começando é procurarmos pessoas que já trabalham no meio para que nos ajudem a compreender mais sobre a nossa inserção neste meio . “Conversar com os parceiros de profissão é essencial. Só eles terão vivências parecidas e poderão indicar que caminho seguir”, garante Rafael. “Com isso em mente, faria um plano de estudos, incluindo aulas de business e canto, para aprimorar a técnica”, explica.
Já seguro de que caminho seguir e tendo uma base mais consistente o artista pode, por exemplo, procurar um produtor musical: “Aí é fundamental que seja alguém que se encaixe no tipo de som que o artista pretende fazer, do contrário, não dá muita liga”, afirma. “Na sequência é uma boa ideia fazer um teste das canções com amigos e pessoas próximas, para ver como as músicas “batem” nessas pessoas - e então estruturar um planejamento estratégico para colocá-las no mundo de maneira mais assertiva”.
Atenção com edição e distribuição
Um problema recorrente para artistas em início de carreira e que deve ser um ponto de atenção é o desafio de coordenar as contas financeiras. Para começar a planejar os seis primeiros meses de carreira é preciso fazer contas e descobrir quanto de dinheiro a pessoa tem para investir. “É preciso fazer escolhas inteligentes. Se eu tivesse R$500,00 por mês, por exemplo, priorizaria a qualidade do produto e o tráfego pago, ou seja, uma música boa chegando a mais gente”, afirma.
Segundo o CEO, nesta etapa é fundamental procurar um escritório ou agência que tenha know how em distribuição e edição para cuidar de seu catálogo:
“Aqui na Andrade Lemes, para além da área de gestão de catálogo, que é toda a parte referente à edição e distribuição das músicas e obras do artista - e que é essencial para qualquer artista, ele também é resguardado por um time jurídico especializado em entretenimento e direitos autorais, além de um time de marketing e agenciamento artístico para gerir a carreira, em meio a publis e redes sociais e, claro, uma equipe de gestão financeira altamente capacitada.”
SERVIÇO
Andrade Lemes